Noticias pelos estados

Pró-família promove complemento alimentar e acompanhamento social para idosos

A aposentada Maria Justina Ferreira, de 75 anos, é uma das beneficiadas do Pró-família no município de Lucas do Rio Verde, onde 199 famílias foram incluídas no programa. A inclusão  da dona Maria  representa a garantia da segurança alimentar e principalmente o acompanhamento social feito pela rede de proteção social, formada pelas agentes comunitárias de saúde e assistentes sociais.

A inclusão dos idosos é uma das prioridades no programa. Em Lucas do Rio Verde, nesta  primeira fase de entregas, 25 idosos foram beneficiados. Eles passam a ser prioridade nos programas sociais e recebem todo o acompanhamento da rede de proteção social. “A agente de saúde que já visitava a minha casa viu que eu precisava de uma ajuda. A minha aposentadoria é pouca e sempre estava faltando algo. Agora, eu tenho esse apoio pra comprar as frutas e verduras. Também as meninas do CRAS que estão sempre cuidando de mim”, contou a aposentada Maria Justina.

O cartão Pró-família é no valor de R$ 100,00 e pode ser utilizado pelos beneficiados exclusivamente para o consumo de gêneros alimentícios, não podendo ser utilizado para bebidas e tabaco. Além dos benefícios o programa também promove qualificação profissional continuada.

As famílias beneficiadas podem fazer as compras em supermercados em todo o Estado que estão aptos a receber o cartão alimentação do programa Pró-Família. A rede credenciada está distribuída nos 139 municípios que aderiram ao programa da Setas.

O governador Pedro Taques destacou que o Pró-família foi criado em um momento difícil do país, que passa por uma grande crise financeira. “Neste período de crise, quem sente as dificuldades são as pessoas que mais precisam. Mesmo em Lucas do Rio Verde, cidade rica, temos famílias que estão precisando de apoio para superar as dificuldades. Isso é cuidar das pessoas, até então invisíveis para à  sociedade. Nós não vamos deixar nenhum mato-grossense para trás”, enfatizou.

A titular da Setas, Monica Camolezi, ressalta que o programa tem proporcionado as famílias um desenvolvimento social com vistas a superação das vulnerabilidades e redução das desigualdades. Somente em Lucas do Rio Verde  o repasse menasal para o município é de R $ 23.100,00, que movimenta o comércio local.

A entrega dos cartões Pró-família  em Lucas do Rio Verde foi realizada na manhã deste sábado  (14.04) pelo governador Pedro Taques, juntamente com o prefeito Flori Luiz Binotti, deputado estadual Max Russi e secretários de Estado. O evento reuniu mais de 300 pessoas, sendo famílias, equipe técnica e autoridades.

Pró-família

O programa Pró-Família, do Governo do Estado, executado pela Setas, tem como objetivo tirar famílias mato-grossenses da situação de vulnerabilidade social. O programa já alcançou até o momento 124 municípios, mais de 15 mil famílias e 2.497 mil profissionais da rede de proteção entre agentes comunitários de saúde e assistentes sociais. O investimento ultrapassou a marca de R$ 1,5 milhão.

da Ascom/Setas