Presidente do Fonseas participa de encontro do Congemas no Paraná

A presidente do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), e também titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre participa nesta quinta-feira (4.7) do 21º Encontro Regional Sul do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).

O encontro, que acontece até amanhã (5.7), em Foz do Iguaçu (PR), conta também com painéis e oficinas temáticas envolvendo assuntos como, por exemplo, a integração e reintegração de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária; gestão orçamentária e financeira; BPC: conquista civilizatória das pessoas com deficiência e idosas, e Programa Criança Feliz – limites e estratégias de atendimento.

“Na atual conjuntura, temos que reforçar, coletivamente, a importância das instâncias de participação no processo de formulação das políticas públicas, especialmente a assistência social. É fundamental que gestores, na atuação conjunta com conselheiros, trabalhadores e usuários, legitimem o modelo de gestão participativa que construímos a partir da Constituição Federal de 1988. Por isso, precisamos qualificar, cada vez mais, o sistema descentralizado e participativo, a provisão de serviços e benefícios no Sistema Único de Assistência Social”, destacou Elisa em sua fala de abertura.

Elisa Cleia Nobre, presidente do Fonseas

Elisa Cleia Nobre, presidente do Fonseas

Elisa pontuou ainda que as avaliações do Fonseas sobre a conjuntura e a definição de sua agenda de compromissos e ações, refletem a preocupação coletiva com a atual conjuntura de redução do financiamento, diante do congelamento dos gastos sociais por meio da Emenda Constitucional nº 95/16. “Enquanto Fórum representamos a esfera estadual de governo, mas estamos unificados numa agenda ampla em defesa da Assistência Social no Brasil e pela consolidação do SUAS, o que justificou a realização da I Plenária Nacional do Congemas e do Fonseas em 2017, assim como a realização de ações de defesa do SUAS junto aos poderes legislativo e executivo federal”.

Ainda dentro do encontro, o painel 3: impactos dos benefícios e serviços socioassistenciais na população brasileira, traz a participação da presidente do Fonseas e de representantes do Ministério da Cidadania, Congemas e Ministério Público.

Leomar Alves Rosa

Foto: divulgação

 

Comentários no Facebook