Sem categoria

Políticas sociais brasileiras inspiram Costa do Marfim no esforço de superação da miséria

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai ajudar a Costa do Marfim a superar uma situação de pobreza ainda mais extrema do que a que atinge parcela dos brasileiros. Ao se reunir com o ministro da Reconstrução e Reinserção daquele país africano, Mamadou Koné, o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes, propôs que técnicos marfinenses venham ao Brasil para acompanhar em campo os programas sociais e receber tecnologia e conhecimentos.

“O Brasil é uma fonte de inspiração. Viemos conhecer a experiência brasileira de combate à pobreza, que é um sucesso”, disse Koné. Junto com chefes de departamento, assessores e o embaixador no Brasil, Silvester Aka, eles foram recebidos pelo secretário executivo do MDS nesta terça-feira (6).

“A situação do nosso país é pior do que a do Brasil: uma a cada duas pessoas é pobre. É por isso que aqui estamos.” Koné explicou que a Costa do Marfim viveu quase dez anos em guerra civil e teve sua capacidade de produção e suas cidades destruídas. O país atualmente está com uma missão de campo para avaliar a situação e encontrar atividades para a sobrevivência da população. “O presidente quer criar 200 mil empregos por ano. Para isso, necessita de estratégias”, avaliou o ministro.

Rômulo Paes relatou que o Brasil tem estabelecido cooperação internacional com 42 países, dos quais 12 são africanos. Propôs a vinda de técnicos para conhecer in loco os programas, analisar e comparar o contexto dos dois países e transferir conhecimento. “O ministério pode ajudar no assessoramento técnico para uma política de assistência social. Podemos fazer uma transferência de tecnologia e mecanismos de produção.”

A importância do compartilhamento dos resultados foi explicada pelo secretário do MDS: “O Plano Brasil Sem Miséria tem 11 ministérios envolvidos, com a finalidade de acabar com a extrema pobreza. Os resultados precisam ser compartilhados”.

Para o embaixador Silvester Aka, o Brasil se engajou numa grande ação de reconstrução e é pioneiro nisso. “Desde que assumimos o governo, tentamos nos inspirar na impressionante experiência brasileira de combate à pobreza.”

A equipe africana assistiu a uma apresentação sobre o Plano Brasil Sem Miséria com foco em inclusão produtiva e nas ações envolvidas, além do Programa Bolsa Família, de transferência de renda.

Fonte: Ascom / MDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *