Política brasileira de proteção social será apresentada no Nepal

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) participam de hoje (4) a 6 de outubro da Conferência Nacional de Proteção Social, em Kathmandu, no Nepal. Durante o evento, serão apresentados o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a política social de transferência de renda do Brasil, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Renata Ferreira, falará da experiência brasileira na implementação da política de proteção social. “Vamos compartilhar o nosso modelo de gestão do Suas, que garante o acesso da população mais vulnerável a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais. O Brasil tem muito a compartilhar e cooperar nessa integração de conhecimento”, destacou.

suas

Para a diretora, os programas sociais brasileiros chamam atenção por reduzir a pobreza e a desigualdade no país. “As nossas ações, com o Cadastro Único e o Bolsa Família, consolidam direitos básicos, como educação e saúde. A nossa expectativa é conseguir compartilhar as nossas experiências e agregar as tecnologias sociais já desenvolvidas no Nepal para o nosso modelo de gestão”, explicou.

Nepal – Com população de aproximadamente 27 milhões de habitantes, o país asiático tem executado ações de integração de políticas públicas, para a inclusão dos grupos mais vulneráveis e diminuição das desigualdades. O governo do Nepal desenvolve um programa de transferência de renda voltado às famílias com crianças de zero a cinco anos.

Fonte: Ascom/MDSA

Comentários no Facebook