Notí­cias gerais

Osmar Terra defende fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou  da reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em Brasília. No encontro, Terra esclareceu dúvidas orçamentárias sobre os programas da pasta e reafirmou o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), destacando a importância da articulação conjunta para a ampliação dos serviços .

“Prestamos um conjunto de informações ao conselho e ouvimos as posições dos conselheiros. Com isso, estamos procurando fazer uma parceria o mais próxima possível para fortalecer a assistência social no Brasil”, afirmou Terra.

O presidente do CNAS, Fábio Bruni, ressaltou a importância do encontro com o ministro para a garantia do compromisso com os serviços e com a décima primeira Conferência Nacional de Assistência Social, a ser realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Brasília.

“Além da garantia do processo conferencial, o ministro mencionou a responsabilidade dele em conseguir, tanto em termos orçamentários quanto financeiros, a manutenção dos serviços continuados do Suas”.

Para a conselheira e representante da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, que atende pessoas com deficiência intelectual, Edna Alegro, a exposição também foi importante para que os integrantes do conselho conhecessem melhor as iniciativas do MDS.

“A presença do ministro no conselho é muito significativa porque demonstra o interesse em dar explicações e caminhar junto. Sem dúvida nenhuma, conseguiremos, caminhando juntos, atingir os objetivos de fortalecer o Suas e melhorar a qualidade de vida da população”.

Também participaram do encontro os secretários do MDS Carminha Brant (Assistência Social) e Halim Girade (Promoção do Desenvolvimento Humano).

 

da Ascom/MDS