Noticias pelos estados

Ônibus Lilás retoma atendimento a mulheres no interior do Paraná

Depois da temporada de atendimentos em balneários do Paraná, a unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, o Ônibus Lilás, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, passará pelas regionais de Maringá e Londrina.

Durante os cerca de dois meses da Operação Verão foram 2.405 atendimentos, nos municípios de Santa Helena, no oeste do estado, e Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no litoral. O veículo é preparado e equipado com espaço individual e sigiloso para orientação e atendimento de mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social.

“Além de orientações, a unidade fez encaminhamentos necessários e atendimento psicossocial, de saúde e jurídico às mulheres que precisam”, explica a coordenadora da Política da Mulher, da Secretaria da Família, Ana Claudia Machado.

INTERIOR – Segundo a chefe do escritório regional de Maringá, Akemi Nishimori, oferecer esses serviços às mulheres é essencial para que elas saibam diferenciar quando há ou não violência. “Muitas vezes, as vítimas não conseguem enxergar que o que está acontecendo com ela é uma violação de direitos. Por isso é importante nos informarmos e estarmos atentos às situações”, enfatiza.

De acordo com a chefe do escritório regional de Londrina, Deise Tokano, essa é uma oportunidade de divulgar os direitos da mulher e enfrentar situações de violência. “O ônibus integra e amplia a oferta de serviços públicos que já existem nos municípios, fortalecendo e garantindo a proteção dessas mulheres”, ressalta Deise.

UNIDADE – Desde que foi lançado, em 2015, o Ônibus Lilás já atendeu 11.504 mulheres. Os veículos foram adotados para ampliar a prestação de serviços públicos a mulheres distantes dos centros urbanos e também encaminha situações a outros órgãos, quando necessário.

AGENDA – Os municípios que receberão a visita do ônibus na regional de Maringá serão: Maringá (20 e 21), Sarandi (21), Ourizona e Mandaguaçu (22) e Nova Esperança e Uniflor (23). Já na regional de Londrina, os municípios são: Rolândia (24), Cambé (26), Ibiporã (26) e Florestópolis e Porecatu (27).

 

da Ascom/Secretaria da Família