Noticias pelos estados

Oficinas no ES capacitam técnicos municipais da assistência sobre o BPC na Escola

A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) vai realizar oficinas em diversos municípios, durante o mês de abril, abordando o programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, que promove a inclusão das pessoas com deficiência.

Ao todo, serão quatro encontros voltados às equipes municipais da assistência social. Nesta terça-feira (11), aconteceram duas oficinas, uma em Linhares e outra em São Mateus, com técnicos das microrregiões Rio Doce/Centro Oeste e Nordeste/Noroeste, respectivamente.

A subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Clarice Imperial, explica que esta ação busca nivelar as informações e os procedimentos para o atendimento ao cidadão. “Ir aos municípios nos permite conhecer a realidade de cada região e assessorá-los de acordo com suas demandas. Além disso, permite que os servidores municipais se atualizem. Esperamos qualificar as equipes, de modo que compreendam melhor o BPC na Escola e possam identificar o público prioritário de sua região, realizando o cadastro e acompanhando essas famílias”.

No dia 18 haverá um encontro em Guaçuí, envolvendo as microrregiões Centro Sul e Caparaó, seguido de oficina em Domingos Martins na próxima quarta-feira (19), englobando as microrregiões de Sudoeste Serrana e Litoral Sul. Por fim, no dia 25 deste mês, técnicos das microrregiões Serrana e Metropolitana participarão do último encontro, no auditório da Setades.

O Programa BPC na Escola tem por objetivo a elevação da equidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência até 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, garantindo o acesso e a permanência na escola por meio de articulação intersetorial e da gestão compartilhada nas três esferas do governo, entre as políticas de assistência social, educação, saúde e direitos humanos.

 

da Ascom/Seades