Sem categoria

Fórum Nacional de Secretários/as de Estado de Assistência Social conta com nova diretoria eleita!!

Ocorreu hoje (11) a eleição da nova Diretoria do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado de Assistência Social, instância que representa os governos estaduais e o Distrito Federal no Sistema Único de Assistência Social e demais espaços de formulação de políticas públicas.
???? A nova gestão tem como presidente eleito, Márcio Honaiser, que é Secretário de Desenvolvimento Social do estado do Maranhão. A gestão é composta, também, por:
???? Mesa Diretora Gestão 2020-2021:
Secretária: Cristiane Lobo Lamarão Silva (RJ)
Tesoureiro: Sileno Sousa Guedes (PE)
????Vice-Presidentes Regionais:
Região Norte: José Messias Alves de Araújo (TO)
Região Nordeste: Iris Maria de Oliveira (RN)
Região Centro Oeste: Rosamaria Ferreira de Carvalho (MT)
Região Sudeste: Elizabeth Jucá Jacometti (MG)
Região Sul: Maria Elisa Silveira de Caro (SC)
???? Conselho Fiscal
Titulares:
Celia Parnes (SP); Silvio Romero Bulhõs Azevedo (AL)
Suplentes:
José Messias Alves de Araújo (TO); Iris Maria de Oliveira (RN)

O Fonseas é uma instância legítima de representação dos Governos Estaduais e Distrito Federal no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, um dos maiores sistemas de proteção social do mundo. Para o presidente eleito, Marcio, é “fundamental retomar o desenvolvimento das capacidades políticas e institucionais do SUAS. É preciso garantir que a política de assistência social alcance quem dela precisar e tem direito, o que implica orçamento público e pacto federativo. Queremos um SUAS forte”.

O SUAS é fundamental agora e após a pandemia. “Cabe ao Fonseas, juntamente com o Congemas, frentes nacional e parlamentares, fortalecer os espaços de incidência para a retomada do pleno funcionamento do SUAS. A conjuntura tem demandado muito diálogo, com governadores, parlamentares, com o governo federal. Vamos priorizar a incidência e atuação junto aos poderes para garantir que o direito à assistência social se efetive, com financiamento público e participação social”, concluiu o presidente eleito.

O Fonseas tem se posicionado quanto a retomada do orçamento público e recursos necessários para a garantia da proteção à população brasileira! A nova gestão tomará posse no mês de setembro e deverá manter a agenda de compromissos em defesa da Assistência Social, uma política essencial agora e pós Pandemia.

A agenda segue amanhã com a Reunião de Comissões Intergestores Tripartite | CIT/SUAS!

Clique para acompanhar AO VIVO a transmissão da CIT

Participe, acompanhe o Fonseas e as ações em defesa do Sistema Único de Assistência Social.