Sem categoria

Na Paraíba, idosos aprovam capoeira como atividade lúdica no Cejube

Cerca de 120 idosos de grupos da terceira idade mantidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), dançaram na manhã desta terça-feira (23) ao ritmo da capoeira no Centro de Lazer Padre Juarez Benício (Cejube), no Colinas do Sul.

A atividade apresentada foi a Capoterapia, a capoeira adaptada para a terceira idade, como modalidade lúdica que propõe tirar as pessoas do sedentarismo. O grupo é de Brasília e desenvolve a atividade desde 1998, realizando apresentações em todo o país.

O capoeirista brasiliense mestre Gilvan, que está no projeto desde o início, ressaltou que uma das diferenças da capoeira tradicional para este método está no ritmo e na intensidade.

“Existe a ginga, movimento tradicional da capoeira e os alunos têm pequenas noções da esquiva, que é o ato de se desviar de um golpe. Porém, não há saltos, nem golpes mais contundentes, que possam expor os idosos a acidentes e lesões”, explicou.

Inclusão – Para o aposentado Francisco Cardoso dos Santos, um dos integrantes do grupo da terceira idade da PBPrev, atividades culturais e a realização de palestras e oficinas para a terceira idade é uma forma de inclusão.

“É preciso que existam mais atividades para os idosos, para que possamos interagir mais. Não temos o poder de decidir muito, mas temos o poder de formar consciência. Porque sempre por trás de um idoso, tem uma família, um neto que escuta o que a gente fala”, destacou.

A coordenadora do grupo de idosos “Vida em Movimento”, Dilene Abrantes, acrescentou que a ideia é que a Capoterapia seja implantada no Cejube como atividade a mais para os idosos.

Ela destaca que toda semana, a Sedh conduz o grupo até o Cejube, onde oferece atividade com psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, além de oficinas de arte e atividades com educador físico.