Notí­cias gerais

Multiplicadores do Criança Feliz participam de capacitação

Os 95 multiplicadores estaduais do Criança Feliz estão em Brasília até a próxima sexta-feira (2/05) para mais uma etapa de capacitação do programa. O treinamento tem foco na visita domiciliar, com orientações e sugestões de atividades a serem realizadas junto às famílias para estimular e reforçar o desenvolvimento infantil, a convivência familiar e social.

Na abertura do encontro, na segunda-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destacou a importância das visitas domiciliares periódicas e da atuação de Estados e municípios para a efetividade do programa. “A visitação é a base, o alicerce do programa. Os visitadores do Criança Feliz atuarão na prevenção e proteção proativa, com ações planejadas, metodologia específica e orientações às famílias para o fortalecimento de vínculos e estímulo do desenvolvimento infantil na primeira infância”, afirmou Terra.

Para o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, a qualificação dos visitadores terá papel central no resultado das visitas domiciliares. “Os multiplicadores estão recebendo uma capacitação de altíssimo nível. Estamos promovendo o treinamento com muita atenção e qualidade técnica. A intenção é fazer com que os multiplicadores se sintam confortáveis para levar o conhecimento adquirido adiante”, completou.

Multiplicadora do Piauí, Lia Raquel atua na Secretaria Estadual de Educação. Ela espera absorver as informações ao máximo para depois repassá-las aos supervisores e visitadores nas etapas seguintes. No Estado, 173 municípios já aderiram à iniciativa, que atenderá mais de 22,1 mil famílias piauienses, sendo 1,9 mil na capital.

“Nós vamos formar os supervisores e visitadores, então, somos um elemento essencial neste processo. Não vejo a hora de repassar tudo que aprendi aqui para que seja possível mudar a realidade dessas famílias. Esse é o objetivo maior, ver o retorno daquilo que você aprendeu”, apontou.