Notícias

Movimento marca Dia Internacional do Idoso

O Brasil caminha para se tornar um país de população majoritariamente idosa. Em 2030, o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças e adolescentes com até 14 anos. Já em 2055, a participação da terceira idade na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e evidenciam que o País está “envelhecendo”, fazendo-se necessário repensarmos o significado de ser idoso em nossa sociedade

idosos2

Para discutir essa nova realidade e as condições do idoso no Ceará, o Fórum Cearense de Políticas Públicas para o Idoso (Focepi), com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-CE), realiza, nesta sexta-feira, 30 de setembro, o IV Encontro em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

O movimento faz referência ao Dia Internacional do Idoso, que transcorre no próximo 1º de outubro, e traz ao público o tema: “Para o Idoso, Nenhum Direito a Menos”. O ato será na Praça da Imprensa e vai reunir representantes de instituições sociais, governo e sociedade civil. A programação segue durante o mês de outubro.

Envelhecer com qualidade

“Nós que trabalhamos diretamente com as políticas de assistência ao idoso, percebemos a urgência de encontros como este em nosso Estado. Precisamos ressignificar o que é ser idoso em nosso País, e isso começa dentro de casa. Nossa luta por uma mudança de mentalidade é diária e estar na rua é uma forma de intimar a nossa sociedade para construirmos, juntos, uma realidade em que a pessoa idosa tenha assegurado seus direitos e para que possamos enquanto cidadãos, envelhecer com qualidade, sem o medo do abandono, da violência e da exploração patrimonial.”, declara Silvana Simões, presidente do Ceas-CE e orientadora da Célula de Assessoramento aos Municípios da STDS.

“Vamos para a praça porque queremos fortalecer a luta para garantir os direitos e a dignidade da pessoa idosa no estado do Ceará. Nossa perspectiva é de construção de espaços públicos abertos ao debate, para que possamos alertar a sociedade para as diversas formas de violência contra o idoso, inclusive a violência estatal, institucional e a doméstica. Esse é um tema da responsabilidade não só do governo, mas principalmente da sociedade civil. Vamos discutir diversos assuntos, inclusive os direitos previdenciários”, explicou Marcelha de Melo, assessora técnico-jurídica da Associação das Primeiras Damas dos Municipios do Ceará (APDM-CE).

Rede de Atendimento

No Ceará, a STDS oferta atendimento à pessoa idosa nos dois Creas Regionais e no Abrigo Olavo Bilac, unidade que atende, atualmente, 83 idosos, sendo 43 homens e 40 mulheres entre 60 e 90 anos. Na unidade, uma equipe multidisciplinar (médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais) desenvolve diariamente atividades pedagógicas, terapêuticas e de lazer com os abrigados.

A STDS também faz o monitoramento de 112 Creas municipais e de 25 unidades de acolhimento para Idosos nos municípios, além de ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o idoso nos 184 muniicípios cofinanciados pela União.

Dia 30/09
Fórum Cearense da Pessoa Idosa

Tema: Para o Idoso, Nenhum Direito a Menos
Local: Praça da Imprensa – Av. Desembargador Moreira, s/n, Dionísio Torres
Horário: 08h às 11h

Fonte: Assessoria de Comunicação da STDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *