Noticias pelos estados

Moradores do Residencial Orgulho do Madeira serão beneficiados com cursos profissionalizantes

Seis cursos de qualificação profissional serão oferecidos aos moradores do Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho. Segundo o coordenador de Habitação da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), José Carlos Gadelha, os cursos foram definidos após a realização do Censo Orgulho do Madeira, em dezembro de 2016 e janeiro deste ano, conforme o perfil do morador.

Gadelha informou que dia 3 de abril iniciam os cursos profissionalizantes de cabeleireiro, manicure, depilação, maquiagem, auxiliar administrativo e informática, com carga horária que varia de 40 a 100h/aulas e cada turma terá 25 alunos, totalizando 300. Os cursos serão realizados na Paróquia São Tiago Maior, na zona Leste de Porto Velho.

O coordenador disse que a capacitação profissional é destinada aos contemplados do programa habitacional, fase -1, que na época que foram contemplados com o imóvel a renda familiar era de até R$ 1,6 mil.

O programa habitacional, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê que o Ministério das Cidades e o governo do estado ofereçam o Plantão Social nos empreendimentos para auxiliar as famílias atendidas.

Em Rondônia, o Plantão Social é desenvolvido pela Seas, que contratou por meio de licitação pública a empresa especializada MP Assessoria, de Campo Grande (MT) para desenvolver o trabalho dentro do Residencial Orgulho do Madeira. Além dos cursos de capacitação profissional, o Plantão Social trabalha com os moradores a questão da convivência social e atendimento à família.

O Residencial Orgulho do Madeira foi projetado para quatro mil unidades habitacionais. O governo estadual já entregou 1.680, restando 2.320, das quais 1.120 já foram sorteadas o endereço. “Mais de seis mil pessoas já estão morando no Orgulho do Madeira”, afirmou José Carlos Gadelha.