Notí­cias gerais

Ministro defende uso de dados científicos para combater as drogas

Ao participar da abertura da Semana Estadual de Prevenção ao uso Indevido de Drogas (Previda) do Paraná, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, defendeu nesta segunda-feira (26) o uso de pesquisas científicas para o planejamento de políticas públicas efetivas para combater a epidemia que assola o país.

“Existe uma epidemia de drogas no Brasil e precisamos nos basear em evidências científicas para combatê-la. Nem sempre as políticas públicas e as leis correspondem ao conhecimento científico. Muitas vezes, as ações não funcionam por terem como base apenas ideologias, o que pode resultar em desastres de grande escala”, afirmou.

Direto de Brasília, a fala do ministro foi transmitida pela internet para o público formado por representantes de entidades governamentais e não governamentais, além de estudantes e pesquisadores em Curitiba.

Durante mais de uma hora, Terra apresentou dados sobre o consumo de substâncias tóxicas e os prejuízos para a sociedade. Criticou a descriminalização do consumo e defendeu uma política de enfrentamento das drogas com ampla participação de áreas como segurança, saúde, assistência social e educação.

Reflexão – Com o tema Refletindo sobre Drogas: O legal é prevenir, a Previda tem por objetivo promover a discussão, reflexão e aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelas comunidades e profissionais da prevenção. O evento marcou o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987.

No decorrer desta semana, serão promovidas ações sobre o tema em todos os municípios. Estão previstas palestras, debates, oficina de bonecos e apresentações sobre os programas em execução no governo do Estado. A semana ocorre anualmente e é promovida pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd-PR) e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Curitiba (Comped).

 

da Ascom/MDSA