Notí­cias gerais

Ministro apresenta programas do MDSA na Argentina

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou na manhã desta quinta-feira (27), em Buenos Aires, de uma audiência com a ministra do Desenvolvimento Social da Argentina, Carolina Stanley. No encontro, as autoridades discutiram as ações de cada ministério para a proteção social.

Osmar Terra ressaltou a importância da troca de experiências para a construção das políticas sociais dos dois países. Também reforçou que Brasil e Argentina têm políticas semelhantes, como programas para a inclusão produtiva e a redução da pobreza, além de políticas voltadas à primeira infância.

Segundo ele, a área de segurança alimentar e de recursos hídricos, com o Programa Cisternas, é um dos exemplos que o Brasil pode contribuir com a Argentina. Outra referência brasileira, disse o ministro, é o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Podemos aprender muita coisa com a Argentina. O país já avançou em algumas áreas e, em outras, podemos dividir nossas experiências e conhecimento com eles. Vamos trocar muitas informações sobre primeira infância, por exemplo, e, com isso, aperfeiçoar o nosso trabalho. Certamente vamos sair daqui enriquecidos com informações que vão nos ajudar muito nas políticas públicas”, afirmou.

O ministro destacou as ações do Criança Feliz, programa que promoverá o desenvolvimento integral na primeira infância de beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Terra também apresentou as ações do Bolsa Família e do BPC, além das estratégias para a inclusão social e produtiva das famílias mais pobres, que serão lançadas nos próximos meses.

Na audiência, a ministra Carolina Stanley falou sobre a importância do encontro e das parcerias que serão firmadas pelos dois países. “Será uma cooperação franca e estou otimista por isso. Colocaremos na mesa as nossas experiências boas e ruins e aprenderemos com as políticas sociais do governo brasileiro. Isso é fundamental para o sucesso desse intercâmbio”, afirmou.

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Caio Rocha, o intercâmbio da experiência brasileira de políticas de acesso à água é positivo. “Vamos auxiliar a Argentina não só do ponto de vista protocolar, mas de capacitação e treinamento, principalmente no que diz respeito às cisternas. O resultado desse intercâmbio vai mostrar o importante papel dessa tecnologia social para as famílias que ainda sofrem com a seca”.

Já o secretário argentino de Coordenação e Monitoramento Institucional, Gabriel Castelli, disse que os problemas sociais dos dois países têm as mesmas raízes e a troca de experiências é fundamental. “Temos os mesmos desafios, entre eles melhorar os índices da pobreza estrutural. Essa experiência de compartilhar essas realidades é muito rica. É importante o intercâmbio a partir de iniciativas que são muito parecidas”.

Também participaram da audiência os secretários do MDSA, Halim Girade (Promoção do Desenvolvimento Humano), Carminha Brant (Assistência Social) e Caio Rocha (Segurança Alimentar e Nutricional), além dos secretários argentinos de Acompanhamento e Proteção Social, Professora Paula Pérez Marquina, e de Economia Social, Matías Kelly, da chefe de gabinete da secretária de Acompanhamento e Proteção Social, Sofia Torroba, da coordenadora de Articulação de Assuntos Internacionais, Victoria Costoya, e do embaixador brasileiro na Argentina, Sérgio França Danese.

Visitas – Nesta sexta-feira (28), alguns integrantes da comitiva brasileira farão visitas técnicas para conhecer as políticas sociais argentinas. O secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDSA, Halim Girade, fará uma visita ao Centro de Primeira Infância de La CABA “casitas”. O prédio possui sete salas onde ficam crianças de 1 a 4 anos. No Casitas, as crianças recebem assistência alimentar e nutricional, cuidados de acompanhamento e saúde e estimulação precoce e participar de atividades educativas e recreativas. No local também são oferecidos cursos de formação para os pais.

Já a secretária nacional de Assistência Social do MDSA, Carminha Brant, vai conhecer a estratégia El Estado em tu barrio. A ação do governo argentino leva até os moradores serviços básicos como consulta de aposentadoria, confecção de documentos, cuidados médicos e odontológicos e workshops.