Noticias pelos estados

Minas quer possibilitar a inclusão social e produtiva de jovens

Minas Gerais deu o pontapé inicial para a redução da vulnerabilidade  social e inclusão produtiva de jovens entre 15 e 29 anos. A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig), começou no último dia 26 a traçar um diagnóstico em cinco aglomerados de Belo Horizonte,  duas comunidades em Betim, além de uma   em Contagem e outra em Ribeirão das Neves. O objetivo é mapear as potencialidades socioeconômicas e de emprego e empreendedorismo como forma de inserir esses jovens no mundo do trabalho e favorecer a geração de renda. Serão oferecidas também oficinas de orientação vocacional e haverá a capacitação de mais de mil pessoas.
A iniciativa da Sedese faz parte do Projeto Trampos, uma das linhas de atuação do Programa Juventudes, que busca levantar oportunidades de geração de renda, estudos de oportunidades de inclusão produtiva, orientação profissional e construção de estratégias para inserção dos jovens no mercado de trabalho.
A Sedese já realizou  encontros com as comunidades da Barragem Santa Lúcia, Vila Estrela e Morro do Papagaio, do Morro das Pedras e do Jardim Felicidade, em Belo Horizonte, e até o próximo dia 7 estará no Granja de Freitas, Alto Vera Cruz,Taquaril e no Aglomerado da Serra, também na capital mineira. Durante esses eventos, são reunidos parceiros locais como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), escolas, centro de prevenção à criminalidade, parceiros não governamentais, lideranças comunitárias, coletivos e grupos juvenis, como forma de articular as redes locais para favorecer a inclusão produtiva desse segmento.

Já foram realizados encontros também na região do Nova Contagem, em Contagem, e no Florença, em Ribeirão das Neves. Até o dia 2 de fevereiro ainda acontecem os das vilas do Citrolândia e Teresópolis, em Betim. Ainda em parceria com a Utramig, serão oferecidas oficinas de orientação profissional, voltadas a trabalhar projetos de vida para esses jovens, com vistas à inclusão no mundo do trabalho.

Capacitação

Feito esse diagnóstico, a partir de abril, a Sedese, em parceria com  a Foco Opinião e Mercado e com o Instituto Yara Tupinambá, vai oferecer os cursos de tecnologia, produção cultural e mecânica de motos, beneficiando 1.220 jovens em Belo Horizonte, Betim, Contagem e Ribeirão das Neves, além de  Passos, no Sul de Minas, que não participará da etapa inicial.
Durante o trabalho de campo, mobilizadores e consultores contratados pela Utramig percorrem as áreas para levantar o potencial econômico da região, entrevistam empreendedores locais formais e informais, bem como buscam escutar os jovens sobre seus anseios e o que realmente necessitam para a sua inclusão no mercado de trabalho.
da Ascom/Sedese