Notí­cias gerais

MDSA promove encontro de coordenadores estaduais do Bolsa Família e Cadastro Único

Brasília – Mais de 100 coordenadores estaduais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único estão reunidos em Brasília para debater ações voltadas a Grupos Populacionais, Tradicionais e Específicos. O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), teve início na segunda-feira (3) e segue até quinta (6).

O evento conta com representantes de todos os estados e do Distrito Federal, que atuam nas áreas de assistência social, saúde, educação e proteção social básica. O foco do encontro é o preparo das Oficinas Regionais Intersetoriais de 2017. O tema deste ano é o atendimento aos chamados Grupos Populacionais, Tradicionais e Específicos. O assunto foi considerado prioritário durante o último Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais do Bolsa Família e do Cadastro Único.

Na abertura do evento, o secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, destacou a importância do trabalho intersetorial para o fortalecimento das ações. “Nos últimos anos, estamos trabalhando com populações tradicionais específicas que exigem cuidados e olhares específicos. Estamos reunidos para formularmos metodologias que aperfeiçoem nossas políticas e ações. Como os problemas sociais, em geral, são multidimensionais, a atuação conjunta é necessária para chegarmos aos mais excluídos e mais vulneráveis”, ressaltou.

Para a coordenadora do Cadastro Único e do Bolsa Família no estado do Espírito Santo, Magali Abker, o trabalho intersetorial e a troca de conhecimento durante o encontro são pontos positivos para o desenvolvimento de ações locais. “Nosso objetivo é ver como os parceiros trabalham, para termos novas ideias e encontrarmos alternativas para aumentarmos, por exemplo, o percentual de acompanhamento de condicionalidades e as estratégias para otimização dos resultados”, afirmou.

O primeiro dos encontros regionais está previsto para ocorrer no fim de abril, em Cuiabá (MT). Um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano deve ser realizado em Brasília, no mês de novembro.

da Ascom/MDSA