Notí­cias gerais

MDSA busca parceria do BID para criar centro de monitoramento de programas sociais

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, se reuniu com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Hugo Flórez Timorán. Durante o encontro, foi discutida parceria para viabilizar o ConectaSuas, central de monitoramento e gestão de programas sociais.

Osmar Terra ressaltou que o BID é um dos pioneiros na discussão de políticas para a primeira infância e no incentivo ao aprimoramento da gestão dos programas. Terra destacou que o apoio da entidade é fundamental para que as ações tenham resultados ainda melhores, principalmente o Criança Feliz. A meta do programa é atender 4 milhões de crianças até 2018, com avaliação constante dos resultados.

O BID foi o primeiro organismo internacional que trabalhou com o tema de primeira infância ainda no final dos anos 90. Portanto, sabe da importância que o tema tem e está disposto a colaborar conosco com financiamento para que possamos avaliar permanentemente e online as ações. Vamos trabalhar em contato direto com todos os municípios do Brasil”.

Com o ConectaSuas, as ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) serão acompanhadas em tempo real. Um exemplo é o Criança Feliz. Por meio de um mapa que processará dados com georreferenciamento, serão acompanhadas todas as visitas do programa e, assim, será possível aperfeiçoar o atendimento às famílias.

De acordo com Hugo Flórez Timorán, o desenvolvimento infantil é uma prioridade para o BID. “Trabalhamos há mais de 60 anos com esse tema. Investimento na primeira infância, de zero a quatro anos, é fundamental, além de ter um impacto muito importante para o desenvolvimento das pessoas e para o crescimento dos países”, afirmou.

Visitas – O Programa Criança Feliz terá como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos. Estudos apontam que crianças bem cuidadas estudam e aprendem mais, são menos violentas e têm melhores condições de vencer a pobreza.

Serão acompanhadas pelo programa gestantes e as crianças beneficiárias do Bolsa Família até os três anos de idade e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, até os seis anos. Até o momento, 2.547 municípios já aderiram ao Criança Feliz.

da Ascom/MDSA