Sem categoria

MDS faz a primeira pesquisa de avaliação das cozinhas comunitárias

Pela primeira vez, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza pesquisa para avaliar a situação das cozinhas comunitárias – equipamento público de segurança alimentar e nutricional – que têm apoio financeiro do governo federal. O levantamento começa a ser feito a partir desta sexta-feira (31) em todo país.

O Levantamento Situacional das Cozinhas Comunitárias apoiadas financeiramente pelo MDS será feito por telefone para avaliar a situação de 200 unidades. Técnicos dos MDS vão entrar em contato com os gestores municipais das cozinhas comunitárias. A pesquisa vai até o dia 6 de setembro.

O objetivo da pesquisa é identificar as demandas operacionais, avaliar o trabalho nesses espaços e desenvolver estratégias sustentáveis e contínuas para a melhoria do serviço nesses equipamentos públicos.

“Com a pesquisa, vamos conseguir identificar as necessidades de operacionalização das cozinhas comunitárias e identificar as dificuldades e potencialidades, fazendo o acompanhamento das atividades desenvolvidas”, diz a coordenadora-geral de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Kathleen Oliveira.

As cozinhas comunitárias apoiadas financeiramente pelo MDS distribuem e comercializam, a preços acessíveis e até gratuitamente, refeições adequadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente àquelas famílias atendidas e acompanhadas pelos serviços de assistência social.

Esses espaços também se destinam ao desenvolvimento de atividades de educação alimentar e nutricional e geração de renda na comunidade. “Neles são desenvolvidas atividades de educação alimentar e nutricional e, em alguns casos, de geração de renda com a comunidade”, destaca a coordenadora. “Por intermédio da pesquisa, podemos identificar como estão sendo desenvolvidas essas atividades.”

As cozinhas comunitárias são unidades de alimentação e nutrição com capacidade para produção de, no mínimo, 100 refeições por dia. Os cardápios devem respeitar a cultura e os hábitos alimentares de cada região.

Serviço – Informações sobre o programa podem ser obtidas por meio dos telefones: (61) 3433 1177 / 3433 1399 / 3433 2092 ou ainda por e-mail: cgep@mds.gov.br; cozinhas.comunitárias@mds.gov.br .

ASCOM/MDS