Notí­cias gerais

MDS capacita mais de 30 mil trabalhadores do Suas

Mais de 30 mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em 4.806 municípios, foram capacitados nos últimos quatro anos por meio do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). O balanço com os números foi apresentado na última quarta-feira (16), em Brasília, durante a 257ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

“Sem dúvida, é um balanço extremamente positivo. Até o momento, alcançamos um quantitativo muito grande de trabalhadores. O objetivo é fazer com que a Política Nacional de Educação Permanente consiga alcançar o trabalhador do Suas, para que ele esteja em constante aprimoramento de sua capacidade técnica, garantido atendimento qualificado aos usuários”, explicou a coordenadora-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas, Maria Izabel de Amorim.

Ainda existem 70 mil vagas a serem preenchidas no programa. Ao todo, oito cursos são oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com metodologia elaborada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) em parceria com Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

Segundo o presidente do CNAS, Fabio Bruni, o CapacitaSuas será um dos temas principais nas mesas de discussões das Conferências Estaduais de Assistência Social, uma vez que o programa é de responsabilidade dos Estados. “O CapacitaSuas é o melhor arranjo que o Suas conseguiu para possibilitar que as capacitações sejam feitas na escala que o sistema requer. O programa tem alguns anos de implantação e conseguiu bons resultados até o momento”, afirmou.

Já a representante dos trabalhadores do Suas no conselho, Luziana Carvalho Maranhão, destacou a relevância do programa para qualidade dos serviços prestados à população mais vulnerável. “O CapacitaSuas é importante para que a gente possa manter um profissional qualificado, atuando na rede de forma inovadora, de forma crítica e com conhecimento suficiente para que ele atenda a população da melhor forma possível”, disse.

CapacitaSuas – Coordenado pelo MDS, o programa garante a oferta de formação permanente para os profissionais que atendem os usuários dos serviços e benefícios do Suas. O público-alvo é formado por trabalhadores no exercício de suas atribuições. A estratégia também prevê a capacitação dos gestores e agentes do controle social e demais profissionais que atuam em órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (Secretarias de Assistência Social).

Cursos ofertados pelo CapacitaSuas
 

  • Exercício do Controle Social do Suas
  • Planos de Assistência Social
  • Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas
  • Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas
  • Gestão Financeira e Orçamentária do Suas
  • Atualização sobre especificidade e interfaces da Proteção Social Básica no Suas
  • Atualização sobre a organização e oferta dos serviços da Proteção Social Especial
  • Indicadores para diagnóstico e acompanhamento do Suas

 

da Ascom/MDS