Notí­cias gerais

MDS abre inscrições para o Prêmio Progredir

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) abriu as inscrições para o Prêmio Progredir. O objetivo é reconhecer ações desenvolvidas pelos municípios para a inclusão de pessoas de baixa renda – ou em situação de vulnerabilidade social – no mundo do trabalho. Os projetos devem ser compatíveis com o Plano Progredir, que reúne ações de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho.

Serão reconhecidos também novos projetos municipais, mas que ainda não estejam vigentes. As propostas deverão ser cadastradas por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível na páginawww.mds.gov.br/progredir/premio.

Vencedores de cada região do país poderão estabelecer convênios de até R$ 1 milhão para ampliação ou implementação dos projetos premiados. “Nosso objetivo é mapear as novas ações de inclusão produtiva ou em andamento para a população do Cadastro Único e do Bolsa Família em todo o país e reconhecer as melhores iniciativas”, destacou o secretário de Inclusão Social e Produtiva do MDS, Vinícius Botelho.

Acesse aqui o edital e o cronograma completo.

Cada município poderá inscrever até três projetos, desde que seus coordenadores sejam pessoas diferentes e que as ações sejam compatíveis com o Progredir.

Segundo Botelho, a estratégia conta com ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes, além de assistência técnica para autônomos em todo o país. “O Progredir focaliza o trabalho desenvolvido pelo governo federal em parceria com entidades da iniciativa privada e governos municipais”, explicou.

Além da possibilidade de celebração de convênio com o MDS no valor de até R$ 1 milhão, cada equipe vencedora do Prêmio Progredir receberá um troféu, placa, medalhas e certificados em cerimônia a ser realizada em Brasília. As inscrições vão até o dia 12 de janeiro de 2018. Dúvidas sobre o prêmio podem ser solucionadas por meio do e-mail:
premioprogredir.sisp@mds.gov.br