Noticias pelos estados

Mais Infância Ceará: Seminário Internacional inicia discussão sobre políticas para o desenvolvimento infantil

Debates e apresentações sobre a importância de investir em políticas públicas para o período da primeira infância formaram o fio condutor da abertura do “Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é Prioridade”, na manhã desta quinta-feira (30), no Centro de Eventos do Ceará. O evento prosseguirá até esta sexta-feira (31), com programação que reúne nomes de referência nacionais e internacionais na área do desenvolvimento infantil. O encontro é uma realização do Governo do Ceará através do Gabinete do Governador e da Secretaria da Educação, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), e também do Banco Mundial.

Idealizadora do projeto, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, oficializou a abertura da programação no Centro de Eventos, acompanhada pelo governador Camilo Santana. Para ela, o seminário trata-se de um momento histórico no Ceará, onde se concretiza o compromisso do planejamento estadual com ações voltadas ao desenvolvimento das crianças cearenses, embasadas por pesquisas e estudos. “Esse é um momento rico de conhecimento. Colocaremos aqui os nossos desafios, juntamente com os gestores municipais, iniciativa privada, ONGs que trabalham em prol da infância. Teremos muitos debates e discussões focados na busca por soluções para superar todos os desafios no nosso Estado. Nós lançamos o Programa Mais Infância Ceará em 2015, e ele foi discutido junto com as universidades, fundações e ministérios. O objetivo desde o início foi unir a pesquisa da universidade à prática nos municípios, com estratégias e ações realizadas para o desenvolvimento infantil. É com muita alegria que realizamos este evento”, destacou a primeira-dama.

O WEB MVS3341governador Camilo Santana classificou como indispensável o amadurecimento de novas ideias para que se possa assegurar o crescimento saudável e de qualidade para todas as crianças no Estado. Para isso, lembra o chefe do Executivo, o Governo do Ceará tem investido na instalação de brinquedopraças, creches, dentre outros equipamentos que proporcionam segurança e perspectivas educacionais na vida do público infantil.

WEB MVS3393O seminário tem como objetivo fomentar a busca por conhecimentos específicos de gestores municipais para construção de políticas de fortalecimento da infância e de garantia dos direitos das crianças. Por isso, o evento tem como público-alvo, durante os dois dias, prefeitos, primeiras-damas e secretários de Educação, Saúde e Assistência Social do Estado e dos municípios, além de profissionais e entidades que realizam trabalhos em prol da infância. A iniciativa faz parte do Programa Mais Infância Ceará, e reúne os gestores municipais para fortalecer a infância e garantir os direitos das crianças. Na ocasião, o Estado e os municípios participantes assinaram um pacto em prol do desenvolvimento da primeira infância.

Discussão de abertura

WEB MVS3460O primeiro momento de explanação no seminário foi a palestra magna ministrada pela pediatra especialista em saúde global e desenvolvimento da criança, Mary Young. Doutora em Medicina, ela é atual diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento da China e conselheira sênior do Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard.

A conferência facilitada pela especialista abordou o tema “Por que investir na primeira infância”, através da qual Young dissertou acerca dos caminhos a serem traçados pelas políticas públicas, com estratégia voltada para o desenvolvimento humano. A palestrante apresentou levantamentos sobre os principais desafios no desenvolvimento da criança pelo mundo – como pobreza e desnutrição – e deu exemplos de ações bem sucedidas por gestores em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O evento conta ainda com a parceria das prefeituras municipais, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Instituto da Infância (Ifan), Prefeitura de Fortaleza, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE).

Mais Infância

O Mais Infância, lançado em agosto de 2015, foi idealizado pela primeira-dama Onélia Leite de Santana, que é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI), responsável por articular ações no Estado para a infância. O Mais Infância é estruturado em três pilares (Tempo de Brincar, Tempo de Aprender e Tempo de Crescer) e já realizou diversas ações com foco no desenvolvimento infantil.

Através do Tempo de Brincar, serão entregues, em 2017, 40 brinquedopraças, 35 brinquedocreches e 15 Praças Mais Infância aos municípios cearenses. Pelo Tempo de Aprender, foram entregues centros educacionais pela rede pública estadual com mais ofertas de pré-escola e ampliação das atividades de creche.