Noticias pelos estados

Mais de 600 agentes comunitários de saúde estão incluídos no Pró-Família

O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi celebrado na última quarta-feira(4) e a titular da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) do Mato Grosso, responsável pelo projeto, Mônica Camolezzi, destaca que os profissionais são fundamentais na rede de atenção primária, pois são eles que estão mais próximos dos problemas que afetam a comunidade.

“O ACS auxilia na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. No Pró-Família essa relação de confiança entre o agente e a população aumenta a probabilidade de sucesso no atendimento, que é a superação da pessoa da condição de vulnerabilidade”, afirma a secretária.

A agente comunitária de saúde, Maria Helena Rodrigues dos Santos, é uma das que fazem esse atendimento com as famílias vulneráveis de Nova Brasilândia (236 km de Cuiabá). Maria está entre os 673 agentes incluídos no programa Pró-Família, em 37 municípios nos quais os cartões já foram entregues.

Os agentes comunitários de saúde incluídos no Pró-Família recebem o cartão alimentação com crédito mensal de R$100,00 e um kit de trabalho, composto por uma mochila, uniforme, chapéu e protetor solar.

Cada ACS é responsável pelo atendimento de cinco a 12 família e realiza visitas mensais. Além das orientações de saúde, incluindo as alimentares, relacionadas ao consumo com o cartão alimentação, os ACS podem encaminhar as pessoas atendidas pelo programa aos serviços que necessitarem em todas as áreas do poder público, tais como educação, segurança, defensoria, entre outros.

da Ascom/Setas