Noticias pelos estados

Mais de 400 pessoas são atendidas na Caravana da Justiça Social em Maragojipe

“Uma maravilha ter todos esses serviços num só lugar, e de graça!”, comentou Milena Caroline de Assis, que tirou a segunda vida da carteira de identidade e a certidão de nascimento de três sobrinhos, na manhã desta sexta-feira (9), durante a Caravana da Justiça Social, realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), no município de Maragojipe. A Caravana é um momento de consolidação de políticas públicas que beneficiam toda a comunidade.
Na ação, que aconteceu até às 16h, mais de 400 pessoas foram beneficiadas com serviços nas áreas de cidadania, direitos humanos, segurança alimentar, assistência social, como emissão de RG, certidão de nascimento, Carteira de Trabalho e CPF. Também foram oferecidos serviços na área de saúde, como teste rápido para identificação de sífilis, diabetes, HIV e hepatite B e C, aferição de pressão arterial, realização de exame preventivo, agendamento de colocação de DIU, realização de mamografia e avaliação nutricional. Além disso, estava disponível o Programa ID Jovem, orientações sobre o Passe Livre Intermunicipal (para pessoas com deficiência). A população, ainda contou com orientações do Procon, atendimentos do Bolsa Família e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS).
Na oportunidade, os conselheiros tutelares do município participaram de um diálogo com a Coordenação de Proteção da Criança e do Adolescente, da SJDHDS, com o intuito de tirar dúvidas e ampliar os conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescentes ( ECA) e do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), onde foram cadastrados conselheiros tutelares e de direito.
“A Caravana da Justiça é uma ação que valoriza o cidadão e busca garantir mais dignidade para as pessoas. Um compromisso da SJDHDS com a população mais carente da Bahia, que possui uma grande necessidade desses serviços”, disse Carlos Martins, titular da SJDHDS.
O assessoramento às secretarias municipais de Assistência Social também teve espaço durante a Caravana, seis prefeituras da região participaram da ação, que também debateu o fortalecimento da rede  e os principais desafios da  gestão do sistema de assistência social. Na oportunidade, houve uma reunião, coordenada pela superintendente de Assistência Social da SJHDS, Leisa Sousa, com os conselheiros de Maragogipe.
Apoio ao Pequeno Produtor – Ainda durante a Caravana, agricultores familiares, assinaram a adesão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos, no valor de até R$ 5.000,00, com o intuito de gerar renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. “Este recurso servirá para o custeio e ampliação da produção, possibilitando ampliar a oferta de alimentos. Parte desses alimentos serão comprados pelos Programas de Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou o secretário Carlos Martins.
Também foi anunciada a construção da Fábrica de Defumados, “um sonho muito antigo da comunidade, que há mais de 15 anos luta por essa conquista”, comentou a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Pondé. Segundo ela, o município “produz uma das melhores carnes defumadas da Bahia, e a fábrica vai beneficiar toda essa localidade, num investimento da ordem de R$ 885 mil reais, da CAR e SDR”.
da Ascom/SJDHDS