Noticias pelos estados

Jovens de Candeias recebem certificados do Qualifica Bahia

“Qualificar faz toda a diferença! É nosso papel, enquanto poder público, fomentar oportunidades e realizar, junto a estes jovens, a concretização de uma profissão”, declarou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, durante a certificação do Programa Qualifica Bahia, realizado na tarde desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Vereadores de Candeias. Mais de 39 jovens foram certificados no programa do Governo do Estado que promove qualificação social e profissional de trabalhadores, além de prepará-los para a inserção socioprodutiva no mercado de trabalho.

Com investimento de R$ 64 mil, e carga horária de 200 horas, distribuída entre conteúdos sociais e específicos, foram certificadas duas turmas nos cursos de Doces e Salgados e de Soldador. ” Assim como meu camarada Carlos Martins, que é exemplo de luta e igualdade pelos direitos humanos, estamos investindo no intelecto do ser humano, transformando vidas e gerando emprego e renda para as famílias”, salientou a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olivia Santana.

Martins ainda ressaltou, para os jovens educandos, sobre a importância de ser perseverante e dedicado nos propósitos de vida. ” Esta certificação talvez seja o primeiro passo para cada um de vocês. O passo inicial para dar continuidade a vida acadêmica, a inserção nas empresas ou mesmo para impulsionar o espírito empreendedor. Não se intimidem, assim como vocês, sou filho da terra, dessa cidade que eu tanto amo, do distrito de Passé. Já fui operário, busquei a oportunidade para me formar em economia e, enfim, aqui estou como secretário. Portanto, acreditem, lutem e sejam protagonistas das duas próprias histórias”, endossou o secretário durante a cerimônia.

Executado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), o Programa conta com a parceria da SJDHDS, qualificando os beneficiários do Programa Vida Melhor e, também, desenvolve ação na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). No ano passado, o Qualifica disponibilizou 2.680 vagas, em 63 municípios de 25 territórios de identidade.

“Costumo dizer que é o curso dos sonhos. Fomos assistidos de maneira integral, com auxílio de transporte e outros recursos mais. Sem falar na qualidade do ensino, da metodologia dos educadores, do acolhimento dos profissionais envolvidos e, do vínculo que se formou durante o curso. Me sinto preparado para atuar em lanchonetes, padarias ou mesmo iniciar meu próprio negócio”, declarou a representante das turmas, a educanda Gilvania Alves, do curso de Doces e Salgados.

Também estavam presentes na certificação, o prefeito Pitágoras Ibiapina, o presidente da Câmara, Fernando Calmon, Orientador dos cursos, Genivaldo dos Santos e a gerente do Senai Candeias, Eligiane Góes, além de secretários e vereadores municipais.

da Ascom/SJDHDS