Notí­cias gerais

Inscrições em cursos de qualificação do Plano Progredir vão até 3 de novembro

Estão abertas até a próxima sexta-feira (3) as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir. Esta é uma das ações oferecidas para as pessoas com mais de 15 anos inscritas no Cadastro Único e que procuram oportunidades de qualificação, emprego e renda. O objetivo é promover a autonomia dos beneficiários do Bolsa Família.

Cerca de 870 mil vagas em mais de 50 cursos online do Pronatec Oferta Voluntária estão sendo oferecidos nesta primeira etapa. Entre os cursos com maior número de vagas, estão os de assistente administrativo, representante comercial, vendedor, recepcionista, agente comunitário de saúde e operador de caixa.

Desempregada, a moradora do Recanto das Emas (DF) Ana Jéssica de Oliveira, que é mães mãe de dois filhos e recebe o Bolsa Família há 8 meses, vê na iniciativa uma oportunidade para se qualificar e voltar mais preparada ao mercado de trabalho. “Eu achei muito interessante, porque tem muita gente que não tem condições de pagar por um curso de qualificação. Agora, pelo computador e de graça, mais pessoas terão acesso, assim como eu”, afirmou.

Para participar, os interessados devem se cadastrar no Portal Progredir do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pelo site  www.mds.gov.br/progredir.  Ao concluir o cadastro, será possível fazer a pré-matrícula no curso escolhido. A confirmação da inscrição será enviada ao candidato, de acordo com o e-mail cadastrado, pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional de Tecnológica (Sistec).

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que conta com cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.