Noticias pelos estados

Inauguração de Cras em Viana garante mais direitos aos cidadãos

A população de Viana ganhou mais um equipamento público para atendimento socioassistencial e de qualificação profissional da população. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) conta com equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais, entre outras especializações, e é referência de atendimento para mais de cinco mil famílias, com a intenção de prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos como a violência intrafamiliar, entre outras situações.

A solenidade de entrega contou com a presença dos secretários de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Casteglione; de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Vandinho Leite, do prefeito de Viana, Gilson Daniel, do deputado estadual Sandro Locutor, e diversos vereadores e lideranças comunitárias, além de moradores e usuários dos serviços da Rede de Assistência municipal.

Além do Cras, no local irá funcionar o Centro de Qualificação Profissional, e a Agência de Empregos, que contam com a parceria da Secti e da Setades, onde serão disponibilizados cursos de qualificação.

Para o secretário Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Casteglione, a nova sede permitirá um atendimento mais humanizado e qualificado à população.

“Atuamos sempre buscando fomentar a emancipação social e econômica das famílias, e ao entregar um equipamento como esse, que integra política de assistência e política do trabalho, temos certeza de que o recurso público está sendo bem aplicado. Oferecendo qualificação geramos competitividade para esses cidadãos no mercado de trabalho, e assim combatemos a vulnerabilidade”, destacou.

O investimento do Governo do Estado via Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) no equipamento é superior a R$ 1 milhão de reais, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcop).

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Vandinho Leite, lembrou que o Governo do Estado também realiza investimentos para qualificação profissional, com cursos online e presenciais, o OportunidadES, que será lançado, nesta terça-feira (09), às 10 horas, no Palácio Anchieta.

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, reforçou a importância da entrega com foco na qualidade de vida para o cidadão.

“O Centro de Qualificação Profissional representa uma mudança no centro de Viana. Essa estrutura muda o cenário do local, pois neste espaço havia uma construção inacabada há dez anos. Eu sou um gestor que gosta de obras, mas também gosto de investir nas pessoas. Por isso estamos com o Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda, o Gerar. Nosso foco é criar oportunidades e com o Centro de Qualificação pretendemos abrir 5 mil vagas em cursos gratuitos ao longo do ano”, concluiu

Centro de Referência

O Cras é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a programas sociais e atua no acompanhamento das famílias da região registradas no Cadastro Único.

Por meio das equipes nos Cras, busca-se o desenvolvimento das potencialidades das famílias, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário, além de contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e a ampliação do acesso aos direitos e ao exercício da cidadania.

O Cras de Viana Sede está localizado na Rua Domingos Vicente, s/n, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas.

 

da Ascom/Setades