II Encontro Itinerante de Assessoria Técnica do SUAS 2018

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), e sua Executiva de Assistência Social (SEASS), em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) realizarão o segundo ano dos encontros itinerantes de Assessoria Técnica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado, será o primeiro município a receber a ação, que acontece nos dias 29 e 30 de janeiro no município.

Os encontros têm como intuito aproximar as equipes técnicas estaduais dos gestores municipais, para levar um leque de serviços com informações e discutir a política, desafios e temas de interesse da Assistência Social nos municípios. De acordo com a secretária executiva de Assistência Social, Socorro Araújo, os momentos são importantes também para o acompanhamento das cidades a partir das suas demandas. “Quando a gente circula pelos municípios entendemos as necessidades deles e o nosso principal objetivo é contribuir para o fortalecimento da política pública de assistência social. Esse ano vamos trabalhar em torno de três temáticas centrais: a gestão do Suas, a importância do registro e da gestão da informação e as metodologias de trabalho com as famílias que utilizam o sistema”, pontua Socorro.

 Em evento de lançamento oficial dos Encontros Itinerantes, que aconteceu nesta quarta-feira (24) no auditório da vice-governadoria, a iniciativa reafirmou ainda o compromisso e a responsabilidade do Governo de Pernambuco, em prestar apoio técnico e formação continuada aos gestores e trabalhadores do Suas nos municípios, fortalecendo a garantia dos direitos socioassistenciais, através da oferta qualificada dos serviços, programas, projetos e benefícios aos usuários da Assistência Social no Estado. “O Suas é uma conquista da sociedade brasileira. Temos o compromisso em recuperar a frequência, cadência na liberação e pactuação do cofinanciamento, entendendo que esse é um papel como Estado, além de estabelecer estratégias de melhorias com os conselhos para fortalecer as atividades. Vamos aproximar a gestão estadual dos municípios para que tenhamos de fato uma visão sistêmica”, destaca o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides.

 No lançamento, estiveram presentes os representantes do INSS, Nathalia Teixeira; do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Robélia do Nascimento; do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marco Aurélio Farias; do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), Ana Nery; e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), Penélope Andrade.

Para a diretora de programas Debora Pinheiro, ligada a Secretaria de Assistência Social de Itamaracá, os encontros são uma oportunidade de troca de experiência para enfrentar os desafios do trabalho. “Nessas ocasiões podemos de fato interagir com outros gestores e saber de que forma eles solucionaram problemas que também enfrentamos em nossas rotinas de trabalho. O Encontro permite nos dar um norte para podermos trabalhar com mais eficiência com os usuários e suas famílias”, disse Debora, que trabalha a mais de 13 anos como assistente social.

Programação – Este ano serão realizados sete encontros regionais, em cidades polos, facilitando o acesso e participação do maior número de profissionais, de todo o Estado. Eles serão realizados nos municípios de Carpina (Zona da Mata Norte, dias 01 e 02 de fevereiro), Recife (Região Metropolitana, dias 01 e 02 de março), Garanhuns (Agreste Meridional, dias 08 e 09 de março), Caruaru (Agreste Central, dias 13 e 14 de março), Salgueiro (Sertão Central, dias 19 e 20 de março) e Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú, dias 21e 22 de março). O encontro estadual, culminância da série de eventos, está programado para o dia 11 de abril, no Recife.

Durante os encontros serão abordados em palestras, com debate e atendimento individualizado, diversos temas pertinentes à Política de Assistência Social como: Gestão do SUAS, Indicadores Sociais, Gestão Financeira e Orçamentária, Relação entre o SUAS e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, e Metodologias do Trabalho Social com Famílias, entre outros.

Em outro momento, o grupo será dividido por quatro grupos de trabalho, com os seguintes temas: benefícios do SUAS; Gestão Administrativa, Financeira e Orçamentária no SUAS; atuação do SUAS no enfrentamento à violência doméstica e violação de direitos e Prontuário SUAS e Registro Mensal de Atendimento (RMA).

da Ascom/SDSCJ

Comentários no Facebook