Hospitais universitários participam de campanha de prevenção ao suicídio

amarel

Vinte e oito hospitais universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) auxiliam no combate ao suicídio no Brasil. As ações fazem parte da campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), para conscientizar sobre a prevenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Já os dados do CVV apontam que 32 brasileiros se suicidam por dia no Brasil – taxa superior às mortes causadas por câncer e Aids.

Os hospitais se concentram nas cinco regiões do País e oferecem tratamento psicossocial com equipes multiprofissionais que envolvem médicos psiquiatras, psicólogos e terapeutas. Para iniciar o acompanhamento, é preciso buscar a Unidade de Saúde Básica mais próxima e, após uma triagem, ser encaminhado para algum dos hospitais que fazem o tratamento.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.

Fonte: Portal Brasil

Comentários no Facebook