Sem categoria

Governo do Amazonas lança campanha de prevenção a violência em 112 escolas públicas

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), lança nesta sexta-feira (24), no Centro de Educação Integral Áurea Pinheiro Braga, a Campanha “Violência não é legal, violência, nem brincando!”. A ação vai envolver 112 escolas estaduais de Ensino Fundamental I (do 1º e 5º ano) e II (do 6º e 8º ano), atingindo cerca de 50 mil alunos com faixa etária entre 7 e 17 anos.

O trabalho será coordenado pelo projeto Ame a Vida e conta com a parceria das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Segurança Pública. A campanha faz parte do plano de enfrentamento à violência e vai servir de preparação para a Copa do Mundo de 2014 e tem como objetivo conscientizar e mobilizar as escolas da rede estadual de ensino, a família e a comunidade em geral.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), 30,8% dos estudantes entrevistados já sofreram “bullying” e destes 12,9% se envolveram em alguma briga com agressão física. “Portanto, observa-se que as manifestações agressivas presentes no ambiente escolar podem influenciar no comportamento de crianças e adolescentes de forma negativa”, avaliou a secretária da Seas, Regina Fernandes.

Desde o início de agosto, psicólogos e assistentes sociais do projeto Ame a Vida, coordenado pela Seas, iniciaram atividades nas 112 escolas da rede estadual que estão participando da campanha, promovendo atividades lúdicas e pedagógicas como palestras, oficinas, dinâmicas e confecção de painéis. O trabalho continuará durante o mês de setembro, com concurso de desenho, redação, elaboração de revistas (gibis) e criação de paródias.

Em outubro, cada escola participante selecionará um único trabalho para cada modalidade, com o tema “Violência nem brincando”. Uma comissão definida pelo Ame a Vida e pela Secretaria de Educação (Seduc) elegerá os vencedores. A premiação será no dia 9 de novembro, durante a cerimônia de encerramento da campanha. As atividades terão o apoio dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Artes para a orientação dos alunos.

Ascom SEAS