Notí­cias gerais

Fonseas realiza III Encontro Nacional

Brasília (08.05.2017). Com a presença dos principais gestores da Assistência Social do Brasil, será realizado nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), em Brasília (DF), o III Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas). O tema do encontro, que deve reunir cerca de 200 pessoas, é o “Protagonismo dos estados em defesa da Assistência Social no Brasil – O Pacto de Aprimoramento como instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”. A abertura será às 9 horas, no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, bloco A, auditório do subsolo, na Esplanada dos Ministérios.
Segundo o presidente do Fonseas, Josbertini Clementino, entre os objetivos do Encontro deste ano está o planejamento das ações para o cumprimento do Pacto de Aprimoramento do Suas em âmbito estadual. “Vivemos um novo cenário econômico e que requer dos gestores ampla discussão e planejamento para continuar atendendo a população que nos procura, com igual qualidade de antes, mesmo diante de um orçamento menor” afirmou ele. Para Josbertini, que fará a palestra de abertura com o tema proposto para o Encontro, a Assistência Social passa por novos desafios e é preciso estados e municípios estarem em boa sintonia para que as ações sejam concretizadas com êxito, sem prejuízo para a população.
Entre as presenças confirmadas estão o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a Secretária Nacional de Assistência Social, Caminha Brant, Tiago Falcão, Secretário Nacional de Renda de Cidadania, Vanda Anselmo, Presidenta do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Leovane Gregório, Representante do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), além de secretários de Assistência Social de todos os estados e do Distrito Federal.
Serão dois dias de palestras, debate sobre técnicas de planejamento, trabalho em grupo, culminando com a eleição da nova diretoria do Fonseas para o mandato de um ano.

Os objetivos do Encontro são: Planejar ações estratégicas para cumprimento das metas do Pacto de Aprimoramento do Suas em âmbito estadual, planejar o desenvolvimento dos compromissos da União no Pacto de Aprimoramento do Suas e debater os desafios conjunturais em defesa da assistência social e da consolidação do Suas.

Acompanhe a programação do III Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas)
Terça-feira (9/5)
8h30 – Credenciamento
9h- Abertura
10h – Palestra: “O protagonismo dos estados em defesa da Assistência Social no Brasil: o Pacto de Aprimoramento como instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”.
Palestrantes: Josbertini Virginio Clementino – Presidente do Fonseas
CarmInha Brant – Secretária Nacional de Assistência Social
11h10 – Debate
11:0h – CADRN: a Serviço do Brasil
Palestrante: Julianne Dantas Bezerra de Faria
13h30 – “Orientações técnicas para o planejamento das ações estratégicas dos estados para cumprimento das metas do Pacto de Aprimoramento do Suas”
Palestrante -Andre Yosan – Coordenador Geral de Gestão Descentralizada e Participação Social
14h30 – Trabalho em grupo por região
16h – Socialização dos trabalhos dos grupos regionais e debates
17h – Coffee-break
17h30 – Eleição da Direção do Fonseas



 

Quarta-feira(10/5)
8h – Posse da nova diretoria do FONSEAS
8h30 – “Planejamento das ações estratégicas da SNAS para o desenvolvimento dos compromissos da União no Pacto de Aprimoramento do Suas dos estados e Distrito Federal”
Palestrante- Luis Farias – Diretor de Gestão do Suas
10h – Trabalho de grupo por região para planejamento das ações e elaboração de cronograma.
11h30 – Socialização e sistematização dos trabalhos dos grupos regionais.
12h20 – Almoço
14h – Monitoramento para efetivação do Pacto do Aprimoramento
15h – Debate
16h – Intervalo
17h – Avaliação e encerramento do Encontro
Assessoria de Comunicação Fonseas
Paulo Rogério Silveira
Contatos: (85) 99913.3203/
Email: comunicacaofonseas@gmail.com

Contato:
Presidente do Fonseas
Josbertini Clementino
(085) 99239-5255