Sem categoria

Fonseas participa de Seminário no Rio que avalia um ano do Brasil sem Miséria

O Seminário Nacional sobre a Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria realizado segunda e terça-feira (4 e 5) no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, fez uma avaliação de um ano do programa. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na abertura do evento destacou a importância da pactuação federativa para a superação da extrema pobreza e afirmou que o plano superou expectativas.

A ministra frisou que o plano conseguiu, em seu primeiro ano, ultrapassar todas as metas. Segundo ela, a busca ativa localizou e incluiu 687 mil famílias extremamente pobres no Programa Bolsa Família. A expectativa era de 640 mil famílias até dezembro de 2012. Ainda de acordo com a ministra o apoio de estados, municípios e demais parceiros para superar a extrema pobreza no país é fundamental para combater a extrema pobreza no país.

Também participaram do evento a presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas), Maria Aparecida Ramos de Menezes; o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão; o subsecretário de Integração de Programas Sociais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Antônio Claret e o presidente do Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro (Proderj), Paulo César Coelho.

Desafios – Para uma plateia formada por secretários e técnicos da assistência social, Tereza Campello alertou que o Brasil, apesar de ter ultrapassado metas, ainda tem 16,2 milhões de brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza.

Representando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, fez um balanço da atuação da pasta e lançou um endereço eletrônico (portal.intragov.rj.gov.br) com informações sobre os programas sociais que compõem o Plano Rio Sem Miséria.

Nesta terça-feira (5), foram ministradas palestras sobre os três eixos do Plano Brasil Sem Miséria: garantia de renda, inclusão produtiva rural e urbana e acesso a serviços. O seminário é uma realização conjunta do MDS e da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.