Fonseas participa de evento que debate melhorias no atendimento de pessoas idosas

encontro

O Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (FONSEAS) participa até hoje (29), do encontro sobre integração entre serviços e benefícios socioassistenciais para pessoas idosas, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em São Paulo, com a presença de mais de 300 gestores estaduais e municipais da assistência social.

Na mesa de abertura do evento o secretário Gilberto Nascimento Junior, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, representou o Fonseas. O evento conta também com a participação dos técnicos titulares da Câmara Técnica do Fonseas de cada região do país.

gilberto-nascimento

A programação do encontro possui muitos temas a serem discutidos: arranjo institucional e desafios da proteção social as pessoas idosas no brasil; alternativas de proteção social no suas para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e risco; rede de serviços de acolhimento para pessoas idosas no suas; cuidados e atenção à saúde da pessoa idosa; intersetorialidade na proteção social às pessoas idosas.

O vice-presidente do Conselho Nacional do Idoso, Bahij Amin Aur, ressalta que o evento é importante para debater a união de diversas políticas para fortalecer ainda mais o atendimento voltado à pessoa idosa no país. “O lema da integração dos serviços e dos apoios que existem para os idosos é necessário porque não é possível pensar no atendimento segmentado da pessoa idosa. Seja saúde, moradia, ou transporte: não é possível tratar separadamente cada um deles, por isso, essa bandeira da integração dos serviços que atendem a pessoa idosa é importante”, enfatiza.

Participam do evento os gestores, técnicos, conselheiros de assistência social e representantes de organizações da sociedade civil.

Com informações do MDS

 

 

Comentários no Facebook