Fonaceas realiza encontro em Maceió

fonaceas-logo-2

Maceió recebe de amanhã (9)  até a sexta-feira (11) os conselheiros estaduais de Assistência Social do Brasil para o 36º Encontro do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), que acontece na Escola Fazendária, em Jacarecica. As atividades serão conduzidas pelos integrantes do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas-AL), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

De acordo com o secretário-executivo do Ceas-AL, Audrey Trevas, o credenciamento dos participantes terá início às 9h e segue até às 13h30. “Nesse período, acontecem as reuniões entre as mesas coordenadoras, a comissão organizadora e as secretarias executivas dos conselhos estaduais, que vão debater o andamento do encontro”, explicou Trevas.

A abertura oficial acontece às 13h30, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Fábio Bruni; do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e representantes dos conselhos estaduais.

Na sequência, o Ceas-AL e a Seades fazem apresentações sobre o trabalho executado em Alagoas, seguidas por um debate. O primeiro dia de atividades será encerrado por um painel conduzido pelo ex-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), José Rodrigues, conselheiro estadual do Mato Grosso.

No dia 10, a programação aborda a temática ‘Comunidade Tradicionais, Gênero e Diversidade nos Programas de Assistência Social’, em painel apresentado pelo Ceas-AL. Em seguida, a técnica da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Solange Teixeira, debate ‘O Papel do Controle Social nos Programas de Transferência de Renda’.

No dia 11, o 36º Encontro do Fonaceas será encerrado com a oficialização da Carta de Maceió, onde serão registradas as diretrizes definidas durante as atividades, e a posse da nova direção do CNAS, que será eleita pela manhã.

O secretário Antônio Pinaud destacou a importância da realização do evento em Alagoas. “Nesses três dias, Maceió será a capital brasileira da Assistência e do Desenvolvimento Social, onde serão debatidos os temas mais relevantes da área e definidas as estratégias que irão nortear as decisões dos conselhos estaduais no próximo ano. Estamos honrados em receber os representantes de todos esses conselhos em nosso Estado”, disse o secretário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seades

Comentários no Facebook