Sem categoria

Ferramenta permite acessar as informações do Cadastro Único pelo celular

Já está disponível o aplicativo Meu CadÚnico, que facilita o acesso às informações da população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo FederalCom a ferramenta, fica mais fácil saber se os dados estão atualizados para que benefícios como o Bolsa Família não sejam cancelados. A ferramenta é a versão mobile do siteConsulta Cidadão.

Meu CadÚnico permite verificar se a família está inscrita no Cadastro Único, a renda informada, disponibiliza o comprovante de cadastramento e informações sobre todos os programas sociais do governo federal. Pela ferramenta, também é possível ver o Número de Identificação Social (NIS) de todos os componentes da família.

Antes, para saber o NIS, o cidadão precisava ir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou acessar o Consulta Cidadão. “Com o aplicativo, o cidadão consegue fazer isso sem precisar se deslocar”, destaca o coordenador-geral de Operacionalização Do Cadastro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Liomar Lima.

Segurança – Outra facilidade do aplicativo é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, espécie de código de barras que pode ser escaneado pela câmera do celular. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O aplicativo oferece a opção de compartilhar via WhatsApp ou encaminhar o QRCode por e-mail. Fica mais fácil para enviar a certidão de uma forma digital a algum órgão que exija”, reforça Liomar.

Quem não está inserido no Cadastro Único também pode acessar o aplicativo. Nesse caso, os cidadãos poderão encontrar informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa.

O aplicativo Meu CadÚnico já está disponível para download nas lojas de aplicativos para Android e IOs.