Noticias pelos estados

Fernanda Richa ressalta importância da proximidade entre governo e vereadores

O diálogo com a população é um dos principais papéis das Câmaras nos municípios, de acordo com a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, que representou o governador Beto Richa, no 2.º Congresso Interestadual de Fortalecimento e União da Verança. Perto de 500 vereadores e gestores municipais do Paraná participaram da abertura do evento, em Curitiba.

“A relação entre governo e município, município e câmara de vereadores, é muito importante. Quando ocorre em sintonia, os efeitos para a comunidade são diretos e efetivos”, comentou Fernanda Richa. Ela ressaltou que os vereadores são o elo da prefeitura com a população. “São eles que levam as necessidades da comunidade e propõem novas ideias para melhorar a qualidade de vida da população”, completou.

O encontro foi promovido pela Uvepar – União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná, com apoio do Governo do Estado. A entidade representa as 399 Câmaras e os 3.854 vereadores paranaenses. No encontro, que segue até esta quinta-feira (23), haverá palestras e cursos para o vereador atuar com mais qualidade no município, de acordo o presidente da Uvepar, Júlio César Makuch.

GOVERNO – Júlio elogiou a relação do Governo do Estado com as Câmaras. “Há muito tempo não víamos um governo tão próximo dos vereadores. Nossas reivindicações são ouvidas. Beto Richa é um governador de fácil acesso, sempre respeitou e atendeu os vereadores”, concluiu Júlio César.

Fernanda Richa disse que o ajuste fiscal promovido pelo governo estadual há alguns anos tem beneficiado toda a população e também citou o programa Paraná Competitivo, que atraiu empresas para interior do estado, fomentando a economia local. Em 2010, foram transferidos R$ 4,5 bilhões aos municípios pelo governo do estado e, no ano passado, R$ 8,2 bilhões.

O bom desempenho do Paraná pode ser percebido também pela redução em 57% da extrema pobreza. “Nós nos esforçamos para ampliar as oportunidades de trabalho e tornar a população independente de bolsas-auxílio”, comentou Fernanda. Sua secretaria é responsável pelo programa Família Paranaense, que atendeu 300 mil famílias.