Sem categoria

Faça bonito: proteja Crianças e Adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Essa data busca chamar a atenção da sociedade para o fortalecimento de ações preventivas e de atenção integrada, especialmente entre politicas sociais e o sistema de justiça.

Diante da grave crise provocada pelo novo Coronavírus (Covid19) é preciso adotar medidas adequadas a este cenário. A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) tem alertado quanto à tendência de aumento nos casos de violação de direitos de crianças e adolescentes em decorrência do isolamento social.

A Assistência Social é política essencial para o combate à Covid19, especialmente quanto à garantia das segurança de renda, sobrevivência e acolhida. Em tempos de pandemia, é fundamental intensificar campanhas, disseminar canais de denúncia e mecanismos integrados para a efetiva proteção de crianças e adolescentes.

????O Fonseas contribuiu na construção do documento “Parâmetro para atuação da Assistência Social no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes Vitimas ou Testemunhas de Violência”. É fundamental adequar as orientações nacionais ao contexto de isolamento de modo conjunto com demais atores do SGD. Conheça e compartilhe: http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2020/03/SUAS_garantia_direitos_crian%C3%A7as_adolescentes_vitimas_testemunhas_violencia.pdf

???? Conheça também as orientações do Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes – CONANDA | COVID-19: https://www.facabonito.org.br/post/recomenda%C3%A7%C3%B5es-do-conanda-covid-19