Noticias pelos estados

Estado e municípios pactuam ações na segunda reunião da CIB

Gestores e técnicos municipais da Assistência Social dos 141 municípios mato-grossense, participaram da segunda reunião ordinária de 2018 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesa quinta-feira (22.03) na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas, planejar ações e pactuar agendas de execução de forma que os esforços e os recursos financeiros sejam otimizados.

Este ano é um ano atípico, ainda temos algumas restrições orçamentárias, por este motivo precisamos manter a união com os municípios para realizar ações e atingir o objetivo da Política Nacional de Assistência Social (PNAS)”, ressaltou a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social e coordenadora da CIB, Mônica Camolezi.

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social(Coegemas), Solange Zago, destacou a importância da participação ativa dos representantes municipais. A politica de Assistência Social de Mato Grosso é reconhecida nacionalmente e é muito importante que sempre tenham representantes de todos os municípios, na mesa de negociação com o Estado, cobrando os direitos dos municípios”, salientou a gestora.

Para a secretária Municipal de Assistência Social do município de Rondonópolis, Marcia Rotilli, o encontro contribuiu com a formação e desempenho dos gestores municipais de assistência social.“É um momento onde podemos pactuar ações para melhoria na política de assistência social. Este é um espaço bastante democrático do governo estadual com o municipal para que se possa debater as dificuldades encontradas na ponta, junto com os usuários dessa área”, finalizou.

O encontro discutiu e apreciou o relatório de acompanhamento e avaliação das ações da gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 2017, bem como os resultados alcançados e o balanço das metas da gestão 2016-2019. Além disso, os participantes pactuaram o calendário da CIB e do Integra SUAS e ações de combate ao trabalho infantil e a operacionalização da proposta da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) de disponibilizar uma equipe para prestar apoio técnico-financeiro permanente para os gestores dos municípios.

Estiveram presentes no encontro a secretária Adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Cordeiro, o secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Wilton Coelho e representantes da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM).

da Ascom/Setas