Dia das Nações Unidas (ONU)

artes-24-10-onu-post

 

O dia 24 de outubro marca a fundação de um dos mais importantes organismos internacionais, a Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1945 para substituir a antiga Liga das Nações, extinta em razão da Segunda Guerra Mundial.

Com o fim do conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho daquele ano, dando origem à ONU, que começou a atuar em 24 de outubro. A data passou a ser comemorada apenas em 1948.

O documento enumerava os objetivos da ONU, entre eles, manter a paz e a segurança em todo o mundo, mediar e promover relações amistosas entre as nações e cooperações na resolução de problemas internacionais, eliminar a pobreza e o analfabetismo, incrementar a sustentabilidade e estimular a promoção do bem social de idosos, crianças, jovens e refugiados.

Por ser composta por 193 países, a ONU é considerada uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de Estados-membros.

Quando foi fundada em 1945, 51 nações assinaram a Carta das Nações Unidas, incluindo o Brasil. Em 2011, o Sudão do Sul tornou-se independente, sendo então, o último país a aderir à ONU.

A sede das Nações Unidas fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, embora seja um organismo internacional. A ONU também tem a sede da Europa, instalada em Genebra, na Suíça.

A ONU tem em sua estrutura, os seguintes órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela (suspenso em 1994 por tempo indeterminado) e Corte Internacional de Justiça e o Secretariado Geral.

Assembleia Geral é formada por todos os países-membros, que votam nas questões propostas, que podem ser determinado conflito em algum país membro, e/ou pedidos de ajuda. As decisões são tomadas baseadas na quantidade de votos. Cada país integrante tem direito a um voto, seja ele de que extensão for, ou condição financeira. As decisões da Assembleia tornam-se resoluções que têm o peso da opinião da comunidade internacional.

Conselho de Segurança (CS), formado por cinco países efetivos, Rússia, Estados Unidos, China, Reino Unido e França, e cinco temporários, e que são trocados a cada cinco anos, decide sobre as resoluções que dizem a respeito à segurança internacional.

Já o Conselho Econômico e Social é formado por 54 membros escolhidos por votação na Assembleia Geral. Sua responsabilidade é comandar as ações econômicas e humanitárias da ONU, além de fiscalizar o trabalho de comissões, como a dos direitos humanos e outras.

Corte Internacional de Justiça tem a função de julgar legalmente as nações em âmbito neutro e supranacional sobre eventuais crimes cometidos. A sua sede encontra-se em Haia, na Holanda, sendo por isso conhecida como Tribunal de Haia.

Por fim, o Secretariado Geral é responsável pela administração da entidade, além de gerenciar os programas e práticas da ONU, acionar o Conselho de Segurança e relacionar-se com a mídia. O Secretariado das Nações Unidas é chefiado pelo Secretário-Geral, cargo ocupado desde 2017 pelo diplomata português, António Guterres.

Apesar de sua importância e grandiosidade, a ONU tem poder limitado, principalmente para conter ou impedir conflitos e diminuir a desigualdade. Ainda assim, essa entidade é fundamental quando a questão envolve as relações diplomáticas internacionais e a questão humanitária em todo o planeta.

 

Fonte:

Unric

Brasilescola

Comentários no Facebook