Noticias pelos estados

Desenvolvimento social leva serviços para veranistas de Cidreira no sábado

A praia do Litoral Norte recebe neste sábado (20) atividades e serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. A estrutura estará montada no Calçadão, 385, do lado esquerdo do Posto de Polícia, das 9h30 às 19h30, onde estão outros serviços da Operação Verão para Todos do Governo do Estado.

Ônibus Lilás

A unidade móvel Ônibus Lilás do Departamento de Políticas para as Mulheres estará no local para prestação de informações sobre a Lei Maria da Penha e orientações sobre seus direitos. Será distribuído material do Programa Mulher: Vida e Direitos na beira da praia, com informações e telefones para denúncia. O DPM promoverá, ainda, uma roda de conversa envolvendo agentes públicos e lideranças locais que atuam na proteção e valorização de mulheres em situação de vulnerabilidade.

27021376 1611554418924005 5646367333821197633 o
DPM distribui material informativo sobre lei Maria da Penha e locais de atendimento

 

PROCON RS

A unidade móvel do PROCON RS também estará em Cidreira para orientação aos consumidores e distribuição de material informativo. Serão distribuídos exemplares do Código do Consumidor e panfletos com informações sobre os locais de atendimento no litoral e formas de acesso aos serviços de proteção.

26850372 1611553765590737 263709492853956003 o
Proconito atrai crianças e pais na divulgação do Código do Consumidor

Prato para Todos

O ônibus-escola do programa social da Ceasa RS, Prato para Todos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, realizará oficinas de combate ao desperdício de alimentos, ministradas por nutricionistas do Sesc, parceiro do programa. Os veranistas terão a oportunidade de aprender receitas que aproveitam integralmente os alimentos, utilizando partes que geralmente vão para o lixo, como cascas e folhas.

IMG 4836
Os participantes aprenderam a utilizar integralmente os alimentos, incluindo partes que geralmente vão para o lixo – Foto: Carlos Matsubara

Faders

A Faders Acessibilidade e Inclusão estará em Capão da Canoa neste sábado, com o programa Praia Acessível das 09:00 às 18:00 horas, no calçadão da orla, em frente ao quiosque do SESC. Em parceria com a Fundação de Proteção Especial (FPE) e com o L’Aqua – Centro de Desenvolvimento de Esporte, Lazer e Cultura para pessoas com deficiência, a Faders realizar a beira-mar, um dia de atividades para pessoas com deficiência. Além das – já conhecidas – cadeiras anfíbias presentes em 15 balneários gaúchos pelo Praia Acessível e que possibilitam o banho de mar (também de rio ou de lago) seguro, às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; o L’Aqua vai disponibilizar as pranchas de surf adaptadas do projeto Garopas Surf Adaptado de Caxias do Sul.

max1516368524Laqua
Surf adaptado – Foto: Divulgação/Faders

O Centro Abrigado Zona Norte (Cazon), unidade especializada da Faders, vai marcar presença com a Oficina de Práticas Ambientais. No calçadão da praia, usuários do Cazon vão distribuir mudas – feitas por eles – de temperos e de árvores, junto com materiais informativos sobre meio ambiente. Esses usuários são pessoas maiores de dezoito anos, com os mais variados tipos de deficiência, em atendimento na unidade. “A ação coloca o usuário como protagonista. Ele vai divulgar o trabalho feito por ele mesmo no Cazon. Esse momento, do contato com a sociedade, é o objetivo final de todo o trabalho desenvolvido na unidade”, conta o técnico da Faders e coordenador do Centro, João Carlos Müller.

FGTAS/SINE

A unidade móvel do Sine Móvel oferecerá o serviço de intermediação de mão de obra, das 9h às 18h, na Concha Acústica. Trabalhadores interessados em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer ao local com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Há 412 vagas abertas no litoral. Desse total, 96,36% das vagas não exigem experiência. As ocupações com os maiores números de vagas são atendente de lojas e mercados (96), alimentador de linha de produção (60), operador de caixa (45), fiscal de loja (19), repositor de mercadorias (18), vendedor ambulante (16) e vendedor de comércio varejista (16).

14162731 49443 GDO
Sine móvel – Foto: Divulgação FGTAS

Com relação à escolaridade, 37,86% das vagas exigem Ensino Fundamental completo; 27,18%, Ensino Médio completo e 21,12%, Ensino Fundamental incompleto. No que tange ao setor econômico, 53,6% das vagas correspondem a serviços; 21,1%, comércio; e 18%, indústria. A maioria das vagas (69,42%) oferecem salários de R$ 954 a R$ 1.431.

O Sine Móvel tem a missão de levar os serviços da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) à população em ações de cidadania e locais de grande demanda. Na ocasião, a unidade móvel integrará as atividades da Operação Verão para Todos do Governo Estadual, que oferece serviços, lazer e entretenimento nas praias gaúchas na temporada de verão 2018.

Funcionários  da SDSTJDH vão distribuir, ainda, material informativo sobre os serviços da instituição no litoral e da campanha de combate ao trabalho escravo.

 

da Ascom SDSTJDH