Sem categoria

Curso beneficia quase seis mil profissionais da assistência social

Quase seis mil profissionais já participaram do Curso Telepresencial de Aperfeiçoamento de Gestores, Técnicos, Conselheiros Municipais e Estaduais da Assistência Social. A iniciativa foi criada em 2008 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e, desde então, atendeu a 841 cidades mineiras. A Sedese oferece os cursos anualmente, em 52 polos regionalizados, e convida os profissionais para promover o aperfeiçoamento, a troca de experiência e assessorar os municípios para gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo a diretora de capacitação da Subsecretaria de Assistência Social, Mayra Camilo, todos os 853 municípios são convidados e os representantes das prefeituras – ou dos conselhos – devem indicar os trabalhadores para os cursos. “É uma das estratégias para o desenvolvimento do processo de capacitação continuada no Estado e nos assegura a possibilidade de alcançarmos maior número de municípios e trabalhadores do SUAS, o que favorece  a disseminação de informações”, destacou a diretora.

Além dos seis mil trabalhadores já qualificados, cerca de dois mil profissionais de 700 municípios estão envolvidos na etapa do curso, em 2012. O curso telepresencial integra o Plano Estadual de Capacitação, que visa promover melhorias na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS.

Os participantes são divididos em polos, estruturados regionalmente para facilitar o acesso de profissionais de todos os municípios.  As aulas são realizadas, quinzenalmente, por meio de transmissão on-line, via satélite. O curso tem duração aproximada de nove meses e todos os participantes têm oportunidade de interagir, com o envio de perguntas ou comentários. Além disso, os alunos são envolvidos em oficinas, com dinâmicas de grupo e discussões de casos.