Noticias pelos estados

Corra pro Abraço certifica pessoas na Bahia como redutoras de danos

O Programa Corra pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realizou, no auditório da Defensoria Pública do Estado da Bahia, no Canela, em Salvador (BA), a certificação de 22 pessoas em situação de rua e/ou em contextos de violação de direitos em decorrência da criminalização do uso das drogas, que participaram durante seis meses da 2ª turma do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo.

Após a exibição de trecho do filme “À Procura da Felicidade”, em que o personagem interpretado pelo ator Will Smith dialoga com o filho sobre a importância de acreditar e lutar pelos próprios sonhos, e da apresentação das fotos dos cursistas nas aulas, tendo de fundo, como trilha sonora, a canção “A vida é um desafio”, do grupo Racionais MC’s, a coordenadora geral do programa, Trícia Calmon, fez uma resgate de todos os desafios encontrados durante o curso e como o momento de celebração é importante para “consolidar a trajetória de luta” dos e das participantes. “No momento que vocês cruzam essa linha de hoje, vocês sedimentam um material que há seis meses vocês não tinham. Um material que serve para as vidas de vocês e para quem está ao redor de vocês”, ressaltou.

A coordenadora deu seguimento à cerimônia incentivando os participantes a responderem e refletirem sobre a seguinte pergunta: “para que esse curso serviu?”. E os retornos foram variados. Para seu Hélio Antunes, por exemplo, contribuiu para que ele compreendesse que já era um redutor de danos mesmo sem conhecer esse termo. “Através do conhecimento adquirido com o Corra, eu me sinto formado. Tudo que ouvi dos professores gravei comigo”. A jovem Graziela da Paixão disse que serviu para “ajudar não só os moradores de rua, como ‘presidiários’ também”, comentou ao se referir às pessoas atendidas pelo Corra pro Abraço encaminhadas pelas audiências de custódia no Núcleo de Prisão em Flagrante do Tribunal de Justiça da Bahia.

A equipe técnica, que apoiou a realização do Curso, também compartilhou suas percepções. Para o supervisor de campo e psicólogo, Iago Lobo, no lidar cotidiano “apareceram afetos, conflitos, alegrias e confusões”, que porém, possibilitaram o “aprendizado para lidar com diversas situações”. Para o redutor de danos Frank Ribeiro, a estratégia de redução de danos físicos e sociais aplicada no curso resultou no “encontro com o cuidado dos cursistas entre eles mesmos e do programa com os cursistas”. “O primeiro ato do redutor é reconhecer o nosso autocuidado para poder cuidar do outro. E o Corra não fez isso sozinho. Contamos com os parceiros da rede”, complementou agradecendo o apoio e presença da equipe da OSID – Obras Sociais Irmã Dulce -, presente e que colaborou muito nesse processo educativo e profissionalizante.

Após encerramento das falas de profissionais do Corra pro Abraço e das pessoas beneficiárias do programa, os certificados foram entregues pelos técnicos de referência envolvidos nas aulas aos beneficiários. A turma se encerra deixando os caminhos abertos e mais consolidados para os novos participantes. A aula inaugural da 3ª turma do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo já está agendada: 14h da quarta-feira, 09 de abril. Novos cursistas, desafios, conquistas, questionamentos, olhares e avanços aguardam assistidos/as e equipe. O encontro também será no auditório da DPE, no Canela, e contará com palestras de Lilia Araújo, coordenadora do Centro de Convivência da OSID, e Luciana Carvalho, redutora de Danos do Corra pro Abraço.

 

da Ascom/SJDHDS