Notí­cias gerais

Conselho Nacional de Assistência Social realiza primeira reunião de 2017

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) realizou nos dias 8 e 9 de fevereiro a primeira reunião de 2017. No encontro, os conselheiros debateram assuntos referentes ao processo de construção da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Brasília, além dos eixos e instrumentais necessários para as etapas municipais e estaduais.

O presidente do CNAS, Fabio Bruni, falou da importância do processo conferencial. “Essa conferência traz como tema a ‘Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social’. Queremos que os governos estaduais e municipais vejam a Assistência Social como uma política estratégica de seus governos, e que tudo seja repassado durante as conferências municipais e estaduais, para depois ser discutida no encontro nacional”, explicou.

Durante a reunião, os conselheiros ainda elegeram a representante do Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único da Assistência Social (FNU-SUAS), Rosângela Santos, como a nova vice-presidente do conselho. De acordo com o presidente do CNAS, Fabio Bruni, a agora ex-vice-presidente Carmen Fogaça desempenhou um papel importante no colegiado. “Ela realizou um ótimo trabalho por pautar questões referentes a direitos de pessoas com deficiências, sobre a relevância do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e por participar de diversas comissões, mas decidiu ausentar-se da função por motivos pessoais”, afirmou.

A nova vice-presidente, Rosângela Santos, é beneficiária do Bolsa Família,  o programa de transferência de renda do governo federal. Segundo ela, ocupar este espaço no conselho é uma conquista não só dela, mas também dos milhares de usuários do Suas. “É um desafio representar tantas pessoas do país, e venho com a expectativa de contribuir com o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social e aproximar o colegiado dos usuários”, destacou.

A próxima reunião ordinária do CNAS está agendada para os dias 8 e 9 de março. Confira aqui o calendário de 2017 do conselho.