Noticias pelos estados

Conselho aprova projetos da Secretaria da Assistência Social e Cidadania no Piauí

O Conselho do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) aprovou, na Reunião Ordinária,  dois importantes projetos da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania. Os projetos visam aplicar tecnologias na pequena agricultura e produzir ovos como forma de alimentação e renda. A reunião aconteceu na Sala das Sessões da Sasc.

Na reunião estavam presentes, o presidente do Fecop e secretário da Sasc, dep. Zé Santana; o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias; da SDR, Francisco Lima e da Cendrogas, Sámio Falcão, entre outros representantes de secretarias estaduais e de instituições, que compõem o Fecop.

Na oportunidade o conselho autorizou ainda que a indenização, no valor de  dois milhões de reais, que o Governo do Estado paga todos os meses, às famílias das vítimas do acidente com a Barragem de Algodões do município de Cocal, também seja oriundo do Fecop.

Além disso, outras secretarias estaduais também tiveram projetos aprovados pelo conselho, entre eles: o projeto que cria Ações de Socorro (distribuição de cestas-básicas e filtros de água), da Defesa Civil; o que Combaterá a Pobreza Através da Piscicultura em Tanque de Rede da Coordenadora da Pesca; o que permite a Ampliação do Pelotão Mirim da PM e o que Amplia o Qualifica Piauí, da Setre.

Os Projetos da Sasc

O Projeto Galinhas Poedeiras: Uma Forma de Alimentação e Renda está orçado em 2,715 milhões de reais. Ele será implantado em 60 municípios do Piauí, atendendo três mil famílias. O projeto constitui na disponibilização de dois bebedouros especiais e 30 pintos caipiras para cada família. A Sasc manterá uma equipe técnica, que além de fiscalizar, fará o monitoramento do projeto.

O Projeto Aplicando Tecnologia na Agricultura visa atender 100 famílias de cada município. O projeto visa ainda preparar 1000 hectares em 10 municípios piauienses circunvizinhos ao Cerrado, no período de 04 meses. O objetivo do projeto é contribuir com a melhoria da qualidade de vida de famílias de pequenos agricultores através da aplicação de tecnologia de médio impacto. Estima que com o projeto sejam gastos 820 mil reais.

 

da Ascom/Sasc