Noticias pelos estados

Concludentes em curso de Patchwork fazem planos para comercializar produtos

“Minha expectativa é já começar a vender os meus produtos. Quero ter o meu próprio dinheiro. O próximo passo é fazer muitas peças para ir comercializando em vários lugares”. Disse, a dona de casa Maria Dolores, 63 anos, aluna do Curso de Patchwork do projeto Acreditando e Apoiando as Famílias do Tocantins (AAFETO), que finalizou na última nesta sexta-feira, 27. Capa para botijão de gás e puxa-sacos foram algumas das peças confeccionadas.

A policial civil aposentada, Nilcéia Benvindo, 48 anos, também foi uma das participantes do curso. Além das técnicas de Patchwork, ela aprendeu, em outras oficinas dadas pela AAFETO, a costurar e a bordar. Benvindo disse que os Kits cozinha feitos por ela no Patchwork já fazem muito sucesso, e  faz planos para comercializá-los,“Como eu já aprendi muito, agora é trabalhar e tentar ganhar dinheiro”, afirmou Nilcéia.

O curso de Patchwork teve duração de três semanas e contemplou sete mulheres. A instrutora da capacitação, Agda Barros disse estar “muito satisfeita” com os resultados obtidos pelas alunas. “Tenho certeza que daqui sairão várias empreendedoras de sucesso, pois acredito no potencial delas nessa área de trabalhos manuais”, pontuou. Geração de renda Os cursos da AAFETO acontecem toda semana e são gratuitos.

No último ano, mais de cinco mil pessoas foram capacitadas nos três núcleos de Palmas, e muitas delas abriram o próprio negócio. A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral reforçou que existe um empenho do Governo do Estado em atuar em políticas públicas que resultem em geração de emprego e renda. “Podemos observar pelos depoimentos dessas mulheres que estamos alcançando o nosso objetivo, que é complementar a renda das famílias”, afirmou.

Inscrições

As pessoas interessadas em participar da próxima turma do curso de Patchwork podem procurar a sede da AAFETO, na (305 Norte). O local é aberto das 8h às 12h, e das 14h às 18h. A próxima turma está prevista para iniciar na primeira quinzena de fevereiro. Informações complementares podem ser obtidas por meio do telefone (63) 3218-2051. Patchwork Patchwork é uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados, aqueles estabelecidos pelo critério de quem o fazem.

A técnica permite ainda colagem nos tecidos com figuras, por exemplo, geométricas, de animais, frutas, etc. Patchwork significa trabalho com retalhos. Projeto AAFETO A Aafeto é um projeto de inclusão produtiva realizado em Palmas com o intuito de incentivar e apoiar mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. Atualmente o projeto conta com três núcleos localizados no Aureny I, Aureny II e 305N. Nos locais são ofertados cursos de beleza, artesanato, corte e costura, entre outros.

Fonte: site da Setas/Texto: Luciano Dourado/ Foto: Carlessandro Souza