Fonseas participa da 10ª Reunião da CIT com participação da presidenta eleita Cyntia Grillo


O Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social – Fonseas esteve presente na 10ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite, no dia de hoje (29). A CIT, realizada de forma híbrida, é uma importante instância de articulação e negociação de gestores federais, estaduais e municipais. É neste espaço que devem ser produzidos pactos em torno de questões operacionais e de cofinanciamento do entes federados, para a ampliação e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.

Os entes federados são representados pelo Ministério da Cidadania, que coordena a CIT, o Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Confira as pautas debatidas nesta 10ª CIT:

📌 Recomposição do Orçamento da Assistência Social referente ao exercício de 2021;
📌 Relato dos trabalhos da Câmara Técnica de Benefícios Assistenciais;
📌Comunicado sobre reuniões ocorridas nos dias 08 e 09 de setembro de 2021, abordando a situação atual das temáticas abaixo: IGD-SUAS; AEPETI; ACESSUAS TRABALHO; CAPACITASUAS;
📌Órfãos da Covid19 – relatos dos estados que tenham ações direcionadas a essa temática;
📌Regimento interno da CIT-SUAS;

📌Informes:
– Ministério da Cidadania: Minuta de Resolução Conjunta no âmbito dos Serviços de Acolhimento para Pessoas Idosas (SUS e SUAS)
– CNAS
– CONGEMAS
– FONSEAS

A presidenta eleita na Assembleia Geral do Fonseas, que ocorreu ontem (28), Cyntia Figueira Grillo, Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espirito Santo, reforçou a importância da integração e da representatividade dos estados nessa instância de pactuação do SUAS.

Confira um trecho da fala da presidenta do Fonseas Cyntia Grillo.

“Fortalecer a CIT, esse espaço de extrema importância, que a gente cada vez mais faça do SUAS um sistema que garanta proteção social para aqueles que mais precisam dos nossos olhares, a pauta da CIT hoje nos deixa inquietos. Estamos disponíveis a tratar de forma conjunta, cooperativa, colaborativa com união dos esforços institucionais para que isso se torne resultados para nossa população. Nós trabalhamos por proteção social, essa cumplicidade deve existir, queremos que essa harmonia continue para que a gente consiga levar para a população brasileira, que tanto necessita, a nossa Assistência Social cada vez mais fortalecida.”, destacou Cyntia.

Confira o trecho de sua fala em reunião:
Instagram
Facebook

👉Você sabia que as Reuniões Ordinárias da Comissão Intergestores Tripartite do SUAS – CIT SUAS ficam gravadas no canal do YouTube da Rede SUAS – SNAS?
Assista na íntegra, clique aqui

Comentários no Facebook