Noticias pelos estados

Centro da Juventude Rubem Berta realiza ação de saúde com jovens da Zona Norte

O Centro da Juventude Rubem Berta realizou o último dia 1º o evento “Novembro Azul e Rosa”. Durante toda a tarde, os jovens atendidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos, receberam orientações sobre os cuidados com a saúde e a valorização da vida. Com a participação de profissionais da saúde e parceiros, a atividade é uma alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, que busca promover a prevenção de doenças, e a informação, e o tratamento adequado quando necessário. Cerca de 130 pessoas participaram da ação.

Os jovens puderam conferir com as Equipes da Saúde da Família informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, especialmente as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS. Também souberam como fazer a vacina contra o HPV, como fazer os testes e exames, onde buscar preservativos e como marcar consultas nos postos de saúde. Eles participaram de um circuito de atividades físicas e aprenderam sobre a importância de se exercitar diariamente e se alimentar de forma correta. Teve também aulão de street dance, atividades militares, ginástica cerebral para melhorar a concentração.

Rubem Berta 2
Jovens aprenderam como fazer a vacina contra o HPV, como fazer os testes e exames e onde buscar preservativos – Foto: CJ Rubem Berta/Divulgação
Os jovens voluntários que frequentam os cursos do Programa de Oportunidades e Direitos receberam outros participantes com pinturas no rosto, distribuição de guloseimas e orientações sobre limpeza e organização dos espaços do Centro Vida, onde funciona o Centro da Juventude, que é gerido pela Fundação Maçônica Educacional.
da Ascom/sdstjdh