Noticias pelos estados

Ceilândia ganha dois galpões para coleta seletiva

Na manhã desta terça-feira (16),o Governo de Brasília inaugurou dois grandes galpões na Ceilândia Norte para 613 catadores vinculados a 14 cooperativas de prestação de serviços de triagem e coleta seletiva no Distrito Federal.

“Nós estamos dando mais um passo rumo à inclusão social”, disse o governador Rodrigo Rollemberg ao anunciar o fim do “lixão da Estrutural” e a entrega de galpões e de mais de 790 equipamentos para auxiliar os catadores nos serviços de triagem.

Disse o governador que nunca se conformou com o sustento de milhares de famílias de forma desumana, nem com uma ferida aberta na capital do país, que é o segundo maior lixão do mundo. “Por isso, a minha missão de conversar com os catadores para construir este acordo histórico de desativação do lixão”, afirmou.

No total, o governo está investindo R$ 37 milhões em construção e aluguel de galpões, capacitação de catadores, aquisição de equipamentos e concessão de bolsas de benefícios.

Abre-se uma porta da esperança, com 28 contratos com 22 cooperativas, disse a presidenta do SLU, Kátia Campos, “e cumpre-se o respeito ao meio ambiente e um sonho de sanitaristas e ambientalistas”.

A secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ilda Peliz, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Marlene Azevedo, e o diretor da Fábrica Social, Virgílio Neto, representaram a #Sedestmidh no evento na Quadra 8, lotes 4 a 7, do SDMC de Ceilândia Norte.

Para Ilda Peliz, o momento é muito especial para a #Sedestmidh que está colaborando para garantir cidadania e dignidade a milhares de pessoas e famílias, especialmente com as concessões das bolsas Agente da Cidadania Ambiental para 900 catadores e Compensação Financeira para 1.200.

Maria de Lourdes Abadia, secretária de Projetos Estratégicos, ressaltou que hoje é um dia especial ao ver o galpão, os equipamentos e o cumprimento de uma meta que traz dignidade para o ser humano, que pratica o empreendedorismo em prol da melhoria do Planeta.

da Ascom/Sedesmidh