Noticias pelos estados

Ceart expõe produtos do artesanato cearense no Dragão Fashion Brasil

A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) esta presente no Dragão Fashion Brasil (DFB) 2017, que acontece no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza até sábado, com uma exposição do artesanato cearense. A ação é do Gabinete da Primeira-Dama do Estado, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e tem o objetivo de fomentar o setor artesanal.

Cerca de cinco mil pessoas que circulam diariamente no evento terão acesso a um dos artesanatos mais ricos do Brasil nas tipologias: fios e tecidos (renda de bilro, filé, crochê e bordado), madeira, papel, couro, argila e arte popular. Atualmente, a Ceart conta com cerca de 42 mil artesãos cadastrados, que produzem mais de nove mil itens, com preços a partir de R$ 5,50.

Além disso, no espaço destinado à comercialização dos produtos, estarão presentes cinco entidades artesanais do Estado sob a supervisão da Ceart. São elas: Airam, de Juazeiro do Norte; Associação dos Artesãos da Serrinha, de Granjeiro; Associação das Crocheteiras Nova Russense (Ascron) e Associação do Artesanto Artista e Crochê Nova Russense (Artecron), de Nova Russas; e Grupo Produtivo-MAR, de Fortaleza.

Projeto Tramas e Sonhos

Uma das novidades desta edição é um espaço de desfiles com a programação mais alternativa do Festival. Na Sala das Marés, com capacidade para 600 convidados, 12 adolescentes cearenses do projeto Tramas e Sonhos, criado por artesãs do Litoral Oeste do Ceará, realizarão o sonho de subir pela primeira vez na passarela, nesta quinta-feira (25), às 17h. A iniciativa, que tem o objetivo de lançar novas caras para o mundo da moda, recebeu o apadrinhamento da primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.

Dragão Fashion

Criado em 1999, em Fortaleza/CE, ainda com o nome de Dragão Fashion Brasil, o DFB é um dos maiores e mais longevos eventos de moda do país. A partir de 2015, já no posto de maior festa da moda autoral da América Latina, o DFB ocupa as instalações do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Em 2017, surge o DFB Festival, que passa a celebrar a grande festa da moda, da indústria e da cultura do Ceará para o mundo.

 

Serviço

– Exposição da Ceart no Dragão Fashion Brasil
Local: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (Porto do Mucuripe)
Dias: até sábado (27)
Hora: 17h às 22h

– Desfile do Projeto Tramas e Sonhos
Local: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (Porto do Mucuripe)
Dia: quinta-feira (25)
Hora: 17h

 

 

*Foto: Sheyla Castelo Branco/STDS