Notí­cias gerais

Ceará e Maranhão dividem experiências

O  presidente do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), Josbertini Clementino, que também é titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), a secretária adjunta de Desenvolvimento Social do Maranhão, Célia  Bacelar. Em pauta, o compartilhamento de  programas e projetos desenvolvidos no Ceará e que possam ser utilizados no Maranhão.

Na reunião, Josbertini destacou os desafios que os governos estaduais terão pela frente diante da nova realidade. “O maior desafio dos Estados, agora, será de ordem financeira”, antecipou Josbertini, numa referência à PEC 241, que prevê cortes nos gastos da União às áreas da Assistência Social, Saúde e Educação. A secretária visita a STDS  para saber detalhes do trabalho realizado no acolhimento de crianças, adolescentes e de famílias carentes, por meio dos abrigos e dos Cras e Creas, nos 184 municípios do Estado.

14625758_1259660234055453_1399322761_o-300x200

Segundo Bacelar,  apesar das dificuldades, a meta no Maranhão é trabalhar para ampliar a oferta de serviço. “Temos 217 municípios no Maranhão e 100 ainda estão descobertos, sem serviços de acolhimento às famílias. Por isso, estamos visitando nossos amigos, nosso vizinho,  o Ceará, para conhecer a política de assistência social que vem sendo desenvolvida com sucesso aqui”, destacou Célia Bacelar.

Nestes dois dias, hoje (13) e amanhã (14), Célia Bacelar irá visitar e conhecer os avanços e desafios do programa de regionalização das ações na área da Assistência Social desenvolvidos pela Coordenação de Proteção Básica da STDS. A secretária será acompanhada, em sua visita, pela orientadora da Célula de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Assessoramento aos Municípios, Célia Melo, que também acompanhou a reunião com o presidente do Fonseas,  Josbertini Clementino.

Assessoria de Comunicação do Fonseas

* Fotos: Rogério Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *