Campanha arrecada recursos do Imposto de Renda para ações com crianças, adolescentes e idosos

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (30), em Adamantina (SP), a campanha Imposto de Renda do bem, que visa arrecadar doações para ações com crianças, adolescentes e idosos. As doações de pessoas físicas e jurídicas (empresas) têm abatimento legal no Imposto de Renda (IR). A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, autoridades e imprensa.
Na abertura da solenidade o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) Wilson Hermenegildo, destacou o desafio vivenciado pelas entidades locais, dia a dia, para manter suas atividades e serviços, reiterando a importância da contribuição. “As doações via Imposto de Renda poderão resolver grande parte dos problemas de custeio das entidades e de certa forma aliviar o volume de pedidos e campanhas que são feitos, para a manutenção das mesmas”, disse.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Dulcineia Zonzini Gonzales mencionou que campanhas semelhantes acontecem com sucesso em cidades como Dracena, Osvaldo Cruz e Presidente Prudente, e espera que haja sensibilização local para que os resultados locais também sejam positivos. Em sua fala, o prefeito Márcio Cardim pediu a colaboração de todos. “A instituição não pode produzir se não tiver receitas”, convocou. Ele destacou também o desafio de romper um abarreira cultural. “A contribuição para as entidades, via Imposto de Renda, não torna o doador vulnerável ou exposto à fiscalização”, reforçou.
Palestra, divulgação e sensibilização

Entre as ações previstas para os meses de novembro e dezembro, os organizadores da campanha pretendem realizar uma panfletagem no dia 11 de novembro, durante os atendimentos do UnIFAI Social, no centro de Adamantina. Para o dia 20 de novembro vai acontecer uma palestra aberta, com todas as informações sobre o mecanismo de doação e dedução no Imposto de Renda e as seguranças ao contribuinte doador, conduzida pelo representante da Receita Federal do Brasil (RFB), Marcelo Cagliari. A palestra será às 19h30, no anfiteatro da Biblioteca, aberta ao público e visa sensibilizar potenciais doadores, autoridades e contadores.
Como doar

O contribuinte do IR Pessoa Física pode destinar até 6% do imposto de renda devido, incluindo todas as doações.
Já o contribuinte do IR Pessoa Jurídica pode destinar 1% do imposto de renda devido para o Fundo Municipal do Idoso de Adamantina (FMI) e mais 1% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Adamantina (FMDCA).
As doações devem ser feitas por meio de depósito bancário identificado com nome e CPF ou CNPJ do doador.
Para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, as doações devem ser feitas no Banco do Brasil/Agência Adamantina (Agência 0470-7, Conta Corrente 28.441-6), para o CNPJ do Fundo, 21.227.032/0001-02.
Para o Fundo Municipal do Idoso, as doações devem ser feitas na Caixa Federal/Agência Adamantina (Agência 0276, Conta Corrente 06.00071001-7), para o CNPJ do Fundo, 27.405.042/0001-02.

 

do site www.sigamais.com.br

Comentários no Facebook